
A Presidência do Senado definiu o cronograma de análise das indicações de autoridades feitas pela Presidência da República e por outros órgãos para cargos em agências reguladoras, tribunais superiores e conselhos nacionais. As sabatinas nas comissões temáticas e as votações em Plenário ocorrerão ao longo do mês de agosto.
O calendário prevê, entre os dias 4 e 8 de agosto, a leitura dos relatórios nas comissões responsáveis por cada indicação. Entre os dias 11 e 15 de agosto, será feito esforço concentrado para a realização das sabatinas dos indicados e a votação dos nomes nas comissões e no Plenário.
A apreciação de autoridades é uma das competências privativas do Senado Federal, conforme estabelece a Constituição. O processo começa com a leitura da mensagem presidencial de cada indicação no Plenário e segue para análise da comissão temática correspondente, onde o indicado é sabatinado. Após a sabatina, o nome é votado na comissão e, em seguida, submetido ao Plenário. A aprovação depende da maioria absoluta dos votos, em votação secreta.
Essas indicações incluem cargos estratégicos que exigem análise técnica e política, como diretores de agências reguladoras, ministros de tribunais superiores, procuradores e membros de conselhos de Justiça, direitos humanos e meio ambiente, entre outros.
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado