
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação de Irene Vida Gala para chefiar a embaixada do Brasil em Ruanda ( MSF 28/2025 ), com 41 votos favoráveis e três contrários. A indicação foi relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).
Irene Gala tem passagens por vários postos na África: foi embaixadora em Gana (2011-2017) e trabalhou nas embaixadas brasileiras em Guiné-Bissau, Zâmbia, Angola, África do Sul e Senegal. Desde 2018 é subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo. Ela passou por sabatina da Comissão de Relações Exteriores (CRE) no dia 2 de julho .
Ruanda, país africano de 14 milhões de habitantes, ficou marcado pelo genocídio praticada contra a minoria Tutsi em 1994. Hoje, o país se destaca por avanços socioeconômicos, sendo considerado um centro tecnológico na região. O Brasil mantém relações diplomáticas com o país desde 1981, com acordos de cooperação técnica, agrícola e em segurança alimentar.
A postura da chancelaria brasileira na região foi elogiada por Esperidião Amin em seu relatório.
— A África, em particular, oferece um complexo quadro político. Sem dúvida o governo brasileiro faz bem quando dá a África uma dimensão de importância que transcende o seu papel econômico atual — disse ele.
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado