
Senadores e deputados da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) consideraram produtiva a audiência realizada nesta quarta-feira (2) com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa. Conforme estabelece a Resolução do Congresso Nacional n.2 de 2013, a reunião foi secreta, e conduzida pelo presidente da comissão, deputado Filipe Barros (PL-PR), com participação do vice-presidente, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), durou cerca de duas horas.
Segundo Filipe Barros, o diretor respondeu a todos os questionamentos feitos pelos parlamentares sobre temas como suposta espionagem com o Paraguai, denúncias de “Abin paralela” e outros assuntos relacionados à atuação da agência. O deputado destacou que todos se sentiram contemplados com as explicações e elogiaram a transparência do diretor.
A sessão foi suspensa e a comissão voltará a se reunir no próximo dia 16, às 15h, para dar continuidade à pauta deliberativa e decidir sobre possíveis convites a novas autoridades, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para prestar esclarecimentos.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Senado Federal Licença ambiental especial para acelerar obras estratégicas já está em vigor
Senado Federal Leis remanejam R$ 228 milhões em créditos especiais para o governo federal
Senado Federal Lei destina R$ 6 bilhões a financiamento de caminhões novos e seminovos