A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, realizou, nessa terça-feira, 1º de julho, uma cerimônia de conclusão de cinco cursos profissionalizantes ofertados na Unidade Penal de Palmas voltados às pessoas privadas de liberdade. Ao todo, 88 custodiados receberam certificados de formação em áreas como construção civil, panificação e confeitaria, vendas, assistente administrativo e eletricista. A qualificação faz parte das políticas públicas voltadas para a remição de pena e amplia as possibilidades de reinserção social ao término do cumprimento da condenação.
Durante a cerimônia, os alunos do curso de Técnica de Vendas realizaram uma apresentação prática, simulandobriefingscomerciais com o objetivo de comercializar produtos confeccionados dentro da própria unidade penal. Também houve degustação de pães e bolos produzidos no curso de Panificação e Confeitaria.
Os cursos foram viabilizados por meio de diferentes parcerias. O curso de Construção Civil foi implementado com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen/2017), enquanto os cursos de Técnica de Vendas, Assistente Administrativo e Eletricista foram ofertados pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de minas), por meio do projetoCapacita em Rede. Já o curso de Panificação e Confeitaria foi executado por uma empresa parceira.
A entrega de certificados marcou a finalização de formações com diferentes cargas horárias: 50 horas para os cursos de Assistente Administrativo (19 custodiados), Eletricista (14 custodiados) e Técnica de Vendas (21 custodiados); 160 horas para Panificação e Confeitaria (12 custodiados); e 240 horas para Construção Civil (21 alunos e 1 monitor – também custodiado).
Além da formação, a Unidade Penal também foi contemplada com a doação de ferramentas voltadas à área de construção civil, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), como pás, picaretas, enxadas e baldes, fortalecendo a estrutura de apoio às atividades praticadas na Unidade Penal.
Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Paulo Freitas, a formação profissional é uma das ferramentas mais eficazes na transformação da realidade das pessoas privadas de liberdade. “Estamos aqui muito felizes com essa formação, entregando os certificados a esses custodiados, o que, com certeza, vai mudar a vida deles quando estiverem em liberdade. Eles poderão aplicar, fora daqui, o conhecimento adquirido dentro da unidade prisional, pois o impacto positivo não é só na vida dele, mas também na vida da família, dos filhos, das esposas e de toda a sociedade”, afirmou.
O diretor da Unidade Penal de Palmas, Edson Moreira, destacou o empenho dos internos na conclusão dos cursos. “A unidade se empenha muito para que cursos sejam ofertados aqui, pois esses projetos melhoram não só a vida do reeducando, mas também sua postura na unidade”, pontuou.
Um dos formandos, que também foi instrutor do Curso de Construção Civil, expressou gratidão pela chance de ensinar uma nova profissão a outros custodiados. “Eu fico muito feliz, porque alguém que não tinha profissão alguma pode sair daqui com um caminho certo pela frente. Eu nunca imaginei, na minha vida, que teria a oportunidade de ministrar um curso, e isso é muito gratificante”, concluiu.