
Em meio a preocupações com cortes orçamentários envolvendo as agências reguladoras, a Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (1º) o Requerimento 55/2025 - CI , que propõe audiência pública sobre a situação financeira desses órgãos e os seus impactos sobre a prestação de serviços essenciais à população.
O requerimento foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO). A audiência ainda não tem data definida. A proposta, segundo ele, é reunir os diretores-presidentes de sete agências reguladoras para debater os reflexos da conjuntura atual sobre a autonomia regulatória do Estado brasileiro.
Deverão ser convidados representantes das seguintes agências:
— Em relação a esse tema das agências, dada a gravidade do assunto e do que tem acontecido, hoje temos todas as agências reguladoras afetadas por esses cortes orçamentários. São agências indispensáveis, que atuam em setores estratégicos. O contingenciamento de recursos afeta a autonomia e traz insegurança a consumidores e investidores — alerta Marcos Rogério.
De acordo com ele, o debate com os diretores dessas agências pode ajudar a apontar caminhos para uma possível atualização legislativa que dê o mínimo de condições para o funcionamento das agências.
Dados citados no requerimento indicam que as agências reguladoras perderam até 65% dos orçamentos na última década, em valores corrigidos pela inflação. Segundo Marcos Rogério, o montante total, que era de R$ 6,4 bilhões em 2016, caiu para R$ 5,4 bilhões em 2025, mesmo com o aumento do número de órgãos reguladores, que passou de 10 para 11.
Entre os senadores que apoiaram o requerimento estão Sergio Moro (União-PR) e Esperidião Amin (PP-SC),
— Temos 11 agências reguladoras e a situação, de um modo geral — há exceções —, é lastimável. O estrangulamento financeiro é de tal ordem que temos caminhado para um caos na economia formal — declarou Esperidião Amin, acrescentando que isso pode "afetar dramaticamente a segurança e a qualidade dos serviços".
Senado Federal Lei libera recursos para Petrobras Biocombustível
Senado Federal Executivo sanciona leis que liberam recursos para órgãos da Justiça
Senado Federal Vetada regulação de símbolo de acessibilidade para visão monocular