
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a busca ativa, a identificação, mobilização e a divulgação dos canais de denúncias, foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), o II Fórum Municipal Intersetorial sobre Trabalho Infantil. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira,10, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e contou com representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente.
“Tenho certeza que este espaço será de discussões importantes para reforçarmos nossas políticas públicas no combate ao trabalho infantil que a gente sabe é uma violação muito grave aos direitos humanos”, destacou a primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, que reforçou ainda que “lugar de criança é na escola, é brincando e sendo feliz”.
A superintendente de Proteção Especial, Marlucy Albuquerque, observou sobre a importância do trabalho conjunto com toda rede de proteção para erradicar o trabalho infantil em Palmas. “A mobilização e a sensibilização não é de responsabilidade única e exclusiva da assistência social, mas de toda rede de proteção”, e acrescentou que “é essa junção de esforços que precisamos para tocar a nossa sociedade com esse tema tão sensível”.
Para o superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho no Tocantins, Jalson Jácomo do Couto, o trabalho infantil não fere apenas os direitos fundamentais.”Interrompe sorrisos, oportunidades, impacta a evasão escolar e a perpetuação do ciclo da pobreza”.
Além de servidores e gestores da Semas, o evento reuniu representantes da Defensoria Pública Estadual, Polícia Militar do Tocantins, Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho no Tocantins.
Palestras
O Fórum contou com diversas palestras voltadas ao trabalho infantil e com uma mesa discursiva da Comissão Municipal Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) com o tema ‘Reflexões sobre as Estratégias para o enfrentamento do Trabalho infantil em Palmas’.
Texto: France Santiago
Edição: Denis Rocha

Palmas - TO Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil
Palmas - TO Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral
Palmas - TO Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária
Palmas - TO Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos serviços de drenagem
Palmas - TO Círio de Nazaré em Palmas reforça turismo religioso e movimenta a economia
Palmas - TO Prefeitura de Palmas expõe trabalhos de alunos da Educação Infantil em mostra artística
Palmas - TO Eduardo Siqueira Campos destaca protagonismo das mulheres e avanços sociais em Palmas durante lançamento do Programa Acredita Tocantins
Palmas - TO Prefeitura de Palmas realiza serviços de limpeza e manutenção nos Jardins Aureny e avenidas estratégicas da região central