
Os membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas (Caisan) se reuniram na tarde desta quinta-feira, 5, e iniciaram as tratativas para a construção do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional da Capital. O plano é um instrumento alinhado com o Plano Plurianual (PPA), revisado a cada dois anos, que irá nortear todas as ações do município no que concerne ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A secretária Municipal de Ação Social e primeira-dama de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, que também é presidente da Caisan Palmas destacou a importância das ações transformadoras do grupo. “Eu agradeço a todos os membros da Caisan e reafirmo o nosso compromisso com a Segurança Alimentar em Palmas. Vamos em busca de instrumentos e programas que incentivem a alimentação saudável e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da agricultura familiar”, disse.
Polyanna explica que na Caisan, que é um dos componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), os agentes municipais constroem de forma conjunta um mapa das ações estratégicas e prioritárias a curto, médio e longo prazo. “Aqui iremos discutir desde as leis, os programas, o Plano Plurianual (PPA), de forma conjunta com áreas importantes como a saúde, educação, economia, agricultura e assistência social. Mas, é importante frisar que se trata de uma ação prioritária para todo o corpo gestor do município”, completou.
Contribuições conjuntas
O secretário Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), Major Negreiros declaou o seguinte: “temos um desafio muito grande e desde janeiro estamos atuando junto aos produtores rurais, fazendo o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar, conhecido como CAF, para que eles possam fornecer seus produtos para os equipamentos públicos municipais e para os programas do governo federal”, explicou Major Negreiros.
O encontro contou ainda com a presença da secretária Municipal da Saúde (Semus), Dhieine Caminski, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), Henrique Nesello e do secretário-executivo de Ação Social, Amilson Rodrigues.
Também participaram o secretário da Caisan, Felipe Coelho, o representante da Secretaria municipal de Educação na Câmara, Rodrigo Miranda, a suplente da Semus, Fernanda Noleto e a nutricionista Viviane Ferreira dos Santos, contratada como apoiadora local Palmas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para a implementação do Decreto Presidencial 11.821/2023 que versa sobre os eixos estratégicos e as diretrizes que orientam as ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Denis Rocha

Palmas - TO Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil
Palmas - TO Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral
Palmas - TO Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária
Palmas - TO Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos serviços de drenagem
Palmas - TO Círio de Nazaré em Palmas reforça turismo religioso e movimenta a economia
Palmas - TO Prefeitura de Palmas expõe trabalhos de alunos da Educação Infantil em mostra artística
Palmas - TO Eduardo Siqueira Campos destaca protagonismo das mulheres e avanços sociais em Palmas durante lançamento do Programa Acredita Tocantins
Palmas - TO Prefeitura de Palmas realiza serviços de limpeza e manutenção nos Jardins Aureny e avenidas estratégicas da região central