
Como parte das ações estratégicas do Manejo Integrado do Fogo (MIF), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da equipe do Parque Estadual do Cantão (PEC), realiza até esta sexta-feira, 6, uma queima prescrita no Projeto de Assentamento (PA) Onalício Barros, localizado no município de Caseara.
O MIF é uma metodologia que alia técnicas científicas e conhecimentos tradicionais com o intuito de usar o fogo de forma planejada, controlada e segura, como ferramenta para prevenir grandes incêndios florestais, conservar a biodiversidade e proteger comunidades.
Conforme a supervisora do PEC, Aline Vilarinho, as ações na região tiveram início no mês de maio, dada as condições climáticas seguras para executar a queima. Ela destacou a importância dessa ação ocorrer no bioma Cerrado. “O fogo de baixa intensidade reduz a biomassa de capim, combustível para a propagação das chamas, e cria mosaicos que formam barreiras naturais aos incêndios. Desta forma evita-se a ocorrência de incêndios florestais de grandes proporções”, explica.
As queimas prescritas são conduzidas com rigor técnico e ocorrem apenas sob condições climáticas específicas, como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos, para garantir segurança e eficácia. A ação não deve ser confundida com incêndios criminosos ou acidentais, pois trata-se de um procedimento planejado, com autorização legal e objetivos de conservação ambiental.
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Tocantins Naturatins intensifica fiscalização e apreende 6,8 mil metros de redes na Operação Piracema 2025/2026
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins colocam o estado em 1º lugar no atendimento da educação infantil na Região Norte