
Com proposta de fortalecer a rede de proteção social no enfrentamento ao trabalho escravo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizou entre os dias 21 e 23 de maio, a oficinaO Papel da Assistência Social no Combate ao Trabalho Escravo e o Fluxo de Atendimento às Vítimas, nos municípios de Araguatins e Axixá do Tocantins, norte do estado. A Setas integra a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae).
As oficinas foram direcionadas para técnicos municipais da Proteção Social Básica (PSB) e da Proteção Social Especial (PSE), além de representantes da referência que atuam nas secretarias municipais de Assistência Social de Araguatins e Axixá do Tocantins. O objetivo do evento é orientar os profissionais sobre o papel da Assistência Social no acolhimento e no atendimento das vítimas resgatadas de situações análogas à escravidão, reforçando o fluxo de atendimento e a articulação entre os serviços da rede.
A iniciativa faz parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e reforça o compromisso interinstitucional no combate a essa grave violação de direitos humanos.
Participaram dos eventos, o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaet), na Procuradoria Regional do Trabalho, e procurador do Trabalho, Paulo Cezar Antun, que destacou a importância da qualificação da rede socioassistencial no enfrentamento ao trabalho escravo. “A erradicação do trabalho escravo exige a atuação articulada de diversas instituições. Qualificar os profissionais da Assistência Social é essencial para garantir o acolhimento digno e o acesso a direitos pelas vítimas resgatadas. Essa capacitação representa um passo importante para fortalecer o pós-resgate e romper o ciclo de vulnerabilidade”, afirmou.
O coordenador da campanhaDe Olho Aberto para Não Virar Escravo, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Evandro Rodrigues, também reforçou o papel da sensibilização e do envolvimento da sociedade civil no combate ao trabalho escravo contemporâneo. “É fundamental que as comunidades estejam atentas e informadas. A informação é uma ferramenta poderosa de prevenção. Ao capacitar os profissionais da Assistência Social, também fortalecemos a base comunitária, que é essencial para identificar situações de risco e apoiar as vítimas”, destacou.
O palestrante e orientador profissional do Sine, Aeronssaytt Gomes, ressaltou sobre a importância da integração entre a qualificação profissional e o acolhimento social no processo de reinserção das vítimas ao mercado de trabalho. “Muitas vezes, o trabalhador resgatado retorna à mesma situação de vulnerabilidade por falta de oportunidades reais. É necessário garantir acesso à qualificação, intermediação de mão de obra e políticas públicas que gerem autonomia e inclusão produtiva”, pontuou.
Com a realização das oficinas, os municípios de Araguatins e Axixá do Tocantins reafirmam seus papéis estratégicos na luta pela erradicação do trabalho escravo no estado, fortalecendo a atuação integrada e humanizada da política de Assistência Social no pós-resgate de trabalhadores.
Gurupi - TO Secretários de Assistência Social e da Mulher de Gurupi cumprem agenda em Brasília com o ministro Wellington Dias e fortalecem parcerias para ampliar políticas sociais no município
Tocantins Governo do Tocantins intensifica campanha contra o trabalho infantil durante o carnaval
Gurupi - TO Gurupi recebe campanha “Pule, Brinque e Cuide” e reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins participa de debates estratégicos no Fórum Nacional de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins promove oficinas e atendimentos no retorno às aulas do Projeto Mãos que Criam
Gurupi - TO Assistência Social de Gurupi realiza ação em apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas
Tocantins Governo do Tocantins assegura acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia com atuação integrada entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins garante acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia por meio de serviço integrado entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins reforça prevenção ao trabalho escravo e defesa da dignidade humana em todo o estado