
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), inaugurou, nessa segunda-feira, 28, o novo laboratório de informática da Unidade Penal Regional de Palmas, ação que marcou o início das aulas dos cursos de graduação e pós-graduação para pessoas privadas de liberdade.
O espaço foi equipado com 13 computadores e softwares atualizados, possibilitando a oferta de cursos de capacitação como informática básica, digitação e programação, além de formações voltadas às exigências do mercado de trabalho.
A estrutura também servirá como suporte para atividades educacionais em nível superior, garantindo o acesso a materiais didáticos e plataformas de ensino a distância para os custodiados. Atualmente, três custodiados estão matriculados em cursos de graduação e um em pós-graduação.
O novo laboratório permitirá que esses estudantes deem continuidade aos seus estudos, mesmo durante o cumprimento da pena, como é o caso de um dos custodiados que concluiu o ensino médio na Unidade Penal de Palmas e agora faz um curso superior. “Um projeto como este é muito importante para a reintegração social, pois vai ajudar a conseguir um emprego lá fora. Existe o preconceito com um ex-presidiário, ainda mais sem estudo e sem conhecimento, e um projeto como esse pode abrir portas”, pontuou.
O gerente de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso do Sistema Penal, Dilson Júnior, destacou que a iniciativa proporciona uma nova perspectiva de vida ao custodiado. “Esse projeto contribui diretamente para a reintegração social do custodiado, que sai do Sistema Penal com um diploma e pronto para uma vida longe do crime, já que agora é capacitado”, concluiu.
Uso do laboratório
Para utilizar o laboratório, o custodiado precisa atender alguns requisitos, como bom comportamento e disciplina, e estar devidamente matriculado em um curso, como ensino profissionalizante, superior ou de pós-graduação. Além disso, o uso é restrito às atividades relacionadas à educação e possuem monitoramento constante dos policiais penais.
Além da Unidade Penal Regional de Palmas, as unidades penais de Cariri e de Tratamento Penal Barra da Grota também possuem laboratórios de informática para atender às políticas públicas de reintegração.
Justiça Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master
Justiça Psol aciona STF contra “gratificação faroeste” a policiais que matam
Justiça Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli