
Com a presença de representantes da Economia Solidária de todo o Tocantins a 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária teve abertura oficial, nessa quinta-feira, 24, e prossegue nesta sexta-feira, 25, das 8 até as 18 horas, na Unopar, em Palmas.
O objetivo do evento é debater as propostas vindas das conferências regionais e eleger novos delegados, representantes de empreendimentos da economia solidária, poder público e organizações sociais, para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (4ª Conaes), que ocorre em Brasília/DF. O Tocantins participará com 16 delegados titulares e oito suplentes.
A Conferência Estadual foi convocada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Tocantins, e é realizada conjuntamente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e do Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária. Tem o apoio institucional da Unopar, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Abertura
A abertura da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária ocorreu na noite dessa quinta-feira, 24, e teve início com a realização de palestra sobre análise de conjuntura e balanço dessa política pública.
A secretária da Setas, Cleizenir Divina dos Santos, abriu o evento afirmando a importância dos debates para a economia solidária no estado. “O evento é muito importante para o Tocantins porque vamos discutir as políticas públicas nessa área que estarão presentes no Plano Nacional de Economia Solidária”, destacou.
Além da gestora da Setas, estiveram presentes no evento de abertura o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Tocantins e presidente da comissão organizadora da Conferência, Jálson Jácomo do Couto; a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa; além dos delegados eleitos nas etapas intermunicipais, que ocorreram entre outubro e novembro de 2024, nos municípios sede de Araguatins (região do Bico do Papagaio), Marianópolis (região do Cantão), Ponte Alta do Tocantins (região do Jalapão) e Porto Nacional (região Centro Sul).
“A Conferencia é uma ação muito importante que reúne toda a produção da economia solidária do Estado, pessoas representando a região do Bico do Papagaio, o Cantão, Jalapão o Centro-Sul, pessoas que estão engajadas no processo. E daqui vamos tirar os delegados que vão representar o Tocantins na Conferência Nacional”, destacou Jálson Jácomo do Couto.
A representante da Seagro, Francisca Marta Barbosa, explicou sobre a importância dos delegados estaduais. “Aqui estão presentes os delegados municipais, que foram eleitos em suas regiões. Eles representam as suas comunidades, nos seus territórios, e vão eleger representantes estaduais que vão apresentar as propostas dos eixos, nos cinco temas, na Conferência Nacional e depois de apresentadas poderão construir o Plano Nacional de Economia Solidária”.
Segundo dia
A secretária executiva da Setas, Alessandra Camargo, lembrou que a conferência está sendo retomada após um lapso de dez anos e que voltar essa conferência representa um grande impacto para os empreendedores da economia solidária. “Além da conferência estamos restabelecendo o Conselho de Economia Solidária e a interlocução com o Fórum de Economia Solidária. Essas três instâncias fortalecem toda a política de Economia solidária do Tocantins”.
Dando continuidade ao evento, foram empossados os 40 conselheiros titulares e 40 suplentes para o Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária do Tocantins.
O Conselheiro representante da Setas, Clay Rios, disse que tem grande importância a participação da Setas no Conselho, porque a pasta já trabalha diretamente com essa população.
O evento prosseguiu com a formação dos grupos de trabalhos com os delegados eleitos nas conferências intermunicipais, que discutirão os eixos da conferência: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico; ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas.
Ao final, a plenária vota as propostas que serão levadas para a 4ª Conferência Nacional, e escolhe também os delegados estaduais que representarão o Tocantins.
Participação
Também marcaram presença no encontro, a secretária municipal de Palmas e primeira-dama do município, Polyanna Siqueira; representantes da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes/Tem), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e do Fórum Estadual de Economia Solidária, e Sebrae.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite