
Uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de Palmas para auxiliar no tratamento dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD III) é a oficina de panificação. A produção de pães salgados e doces, roscas, broas, bolos e mangulão ajuda a trabalhar a coordenação motora, criatividade, confiança e independência financeira dos acolhidos.
A paciente Raimunda Camelo, 52 anos, embora já soubesse fazer algumas receitas de panificação, conta que a experiência da oficina é diferente. “Aqui eu estou aperfeiçoando algumas técnicas e criando o gosto por fazê-las. Essa estimulação fará uma diferença lá fora”, ressalta.
O psicólogo e um dos instrutores da oficina de panificação Matheus Nascimento destaca que a ideia do projeto é pensar na longitudinalidade do cuidado. “Aqui trabalhamos habilidades sociais, criatividade, autonomia e, especialmente, a reabilitação social, inclusive na questão financeira para reinserção do mercado de trabalho ou renda extra”.
Outras atividades
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) desenvolve outras atividades com os pacientes acolhidos. Dentre eles estão a psicoterapia coletiva e individual, grupos de cidadania, trabalhos artísticos para desenvolvimento da mente como desenhos, poemas, entre outros. Também tem um grupo voltado apenas para mulheres para confecção de flores e panos de pratos bordados em ponto de cruz, etc.
A coordenadora do Caps AD III, Luzenir Rocha Soares, explica que essas atividades, além de trabalhar a mente e deixá-la ocupada, torna-se uma gratificação para os alunos. “Eles se sentem realizados quando aprendem a fazer algo. Tivemos um aluno, por exemplo, que ficou especializado em fazer mangulão e atualmente vende mais de 25 por dia na porta de uma escola”, contou.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Denis Rocha

Palmas - TO Aluna de programa sociocultural da Guarda Metropolitana de Palmas se destaca no tênis de mesa nacional
Palmas - TO Visitantes destacam limpeza e organização do Cemitério Jardim da Paz no Dia de Finados
Palmas - TO Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil
Palmas - TO Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral
Palmas - TO Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária
Palmas - TO Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos serviços de drenagem
Palmas - TO Círio de Nazaré em Palmas reforça turismo religioso e movimenta a economia
Palmas - TO Prefeitura de Palmas expõe trabalhos de alunos da Educação Infantil em mostra artística