Com o objetivo de estreitar laços e reforçar a articulação entre as esferas estadual e federal, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, cumpriu uma intensa agenda de visitas aos parlamentares do estado em Brasília. Desde a última quarta-feira, ele esteve nos gabinetes dos oito deputados federais e do senador Eduardo Gomes, além de marcar um café da manhã com a senadora Professora Dorinha, coordenadora da bancada.
Acompanhado de uma comitiva de prefeitos, Amélio discutiu pautas relevantes para o Tocantins e ressaltou a importância da união política. “Foi tranquilo, receptividade boa. O sentido maior é acabar com qualquer clima de quem tenta colocar uma situação de adversidade entre parlamentares estaduais e federais”, declarou.
Na conversa com o deputado Carlos Gaguim, um episódio do passado veio à tona: a disputa pela presidência da Assembleia em 2007, que terminou empatada em 12 a 12, cabendo ao presidente da época o voto decisivo. O encontro reforçou o clima amistoso da maratona de visitas.
O compromisso com a senadora Dorinha não ocorreu nesta viagem por questões de agenda, já que ela precisou retornar a Palmas no meio do dia, mas ambos reafirmaram o encontro para os próximos dias. “Faço questão desse café com a senadora e coordenadora”, garantiu Amélio.
A iniciativa do presidente da Assembleia reforça seu projeto de diálogo e construção política conjunta, visando ampliar a representatividade tocantinense em Brasília e fortalecer a base estadual.