
O Projeto de Lei 3308/24 revoga a Lei 7.290/84 , que trata da atividade do transportador rodoviário autônomo de bens. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
Para o autor da proposta, deputado Toninho Wandscheer (PP-PR), a revogação é necessária porque a Lei 11.442/07 , ao apresentar texto mais amplo e detalhado, estabeleceu novo marco legal para o transporte rodoviário de cargas.
“Pela Lei 7.290/84, será considerado transportador autônomo o proprietário ou coproprietário de um só veículo. Na Lei 11.442/07, por sua vez, é o proprietário, coproprietário ou arrendatário de, pelo menos, um veículo”, disse o deputado.
“Esse tipo de imprecisão pode dar espaço para a judicialização de contratos, o que termina por elevar os riscos e, portanto, os custos das operações”, continuou o parlamentar, ao defender a revogação da legislação mais antiga.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara CPMI ouve na segunda-feira ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães
Câmara Comissão de Segurança Pública debate penas para líderes e membros de facções criminosas
Câmara Comissão aprova projeto que prorroga empréstimos do FGTS para Santas Casas
Câmara Comissão aprova inclusão de academias no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos
Câmara Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos
Câmara Comissão aprova multa para quem deixa criança sozinha em elevador e áreas comuns de condomínios