
Após gesto de amor e solidariedade de uma família, foram doados os rins e fígado de um paciente do sexo masculino, de 53, que teve morte encefálica. A ação ocorreu na quarta-feira, 4, no Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Para a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, a ação é “um gesto da família de muito amor e é importante ressaltar que quando as pessoas manifestam este desejo em vida, fica mais fácil de familiares autorizar a doação”, afirmou.
A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação deÓrgãose Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Luna Maciel destacou o gesto nobre. “Hoje, rendemos nossa mais profunda homenagem a um homem cuja generosidade transcende os limites da existência. Aos 52 anos, sua trajetória foi interrompida de forma abrupta, mas sua essência permanece viva nos gestos de amor que deixou para o mundo. O destino, em sua imprevisibilidade, nos impôs a dor da despedida. Mas, mesmo diante do inesperado, sua partida foi marcada por um ato de extrema grandeza: a doação de órgãos”.
Segundo o psicólogo Eduardo de Pinho, “sabemos que nenhuma palavra pode preencher o vazio deixado por sua ausência, mas esperamos que o conhecimento de sua nobreza e generosidade traga algum conforto. Ele não se foi por completo, ele continua vivo nos corações daqueles que o amam e nos corpos daqueles que, graças a ele, poderão continuar suas jornadas”.
“Agradecemos imensamente por esse gesto que ultrapassa o tempo e o espaço. Seu legado não será esquecido. Que a memória desse doador inspire outros a compreenderem o verdadeiro significado da vida: amar e compartilhar”, afirmou o médico, Claudivan de Abreu.
Equipe
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação deÓrgãose Tecidos para Transplantes, do HRA, que dá todo o suporte antes e durante a captação, já atua na unidade há mais de cinco anos. A captação da quarta-feira, foi coordenada pela CIHDOTT/HRA e a Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto) e o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto de Cardiologia e Transplante de Brasília (ICTDF).
Saúde Anvisa proíbe venda de remédios da Needs e da Bwell
Saúde Um em cada cinco brasileiros já usou drogas ilícitas, aponta estudo
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos