
A abertura do ano letivo de 2025 para os estudantes será nesta segunda-feira, 3, em todas as unidades da rede municipal de ensino. As 83 escolas, de Tempo Integral (urbanas e do campo), as de regime parcial e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), já estão preparadas para recepcionar os quase 50 mil alunos esperados para este ano, sendo 14.384 somente na educação infantil (berçário à pré-escola). Cada unidade fará sua programação específica de acolhimento de seus alunos para o início do primeiro semestre. Mas antes disso, uma força-tarefa de limpeza nas escolas se intensifica desta quinta, 30, até domingo, 2.
Na Escola de Tempo Integral (ETI) João Beltrão, localizada na TO 020 (distrito de Taquaruçu Grande), há pelo menos uma semana a equipe está comprometida em organizar a escola para receber as crianças do pré-um ao segundo ano do Ensino Fundamental. “Estamos a todo vapor para receber nossos pimpolhos”, garante a diretora Márcia Collaviti. Na unidade, já foram limpos os aparelhos de ar-condicionado, trocados os filtros dos bebedouros, desobstruídas todas as calhas de escoamento de chuva e aparada a grama. Também foi realizada uma faxina geral na cozinha e nas salas de aula.
O envolvimento das famílias dos alunos chama a atenção nos preparativos de volta às aulas. Na ETI João Beltrão, três pais de estudantes ajudaram na força-tarefa, roçando a parte interna da escola. “Trabalhamos em conjunto, escola e comunidade, para deixar tudo um brinco e receber nossas crianças, merecedoras de todo carinho. Estamos organizando um café da manhã para receber também os professores. Queremos fazer de 2025 um ano letivo de vitórias”, acredita a gestora.
Para a secretária municipal da Educação, Débora Guedes, realmente é a cooperação, com o trabalho de cada um dos profissionais envolvidos no processo, que vai garantir um bom retorno escolar e a continuidade disso em todo o ano letivo. “A começar pelos nossos porteiros, porque eles são a primeira pessoa que recebe o aluno, passando por todas as outras funções, é essa soma de esforços que vai fazer toda a diferença nas nossas escolas”, pontuou.
Texto:Redação Semed
Edição:Denis Rocha/Secom Palmas





Palmas - TO Audiência Participativa abre programação do Novembro Negro em Palmas
Palmas - TO Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital
Palmas - TO Aluna de programa sociocultural da Guarda Metropolitana de Palmas se destaca no tênis de mesa nacional
Palmas - TO Visitantes destacam limpeza e organização do Cemitério Jardim da Paz no Dia de Finados
Palmas - TO Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil
Palmas - TO Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral
Palmas - TO Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária
Palmas - TO Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos serviços de drenagem