
Nesse mês de janeiro, a Prefeitura de Gurupi realiza ações de busca ativa de pessoas com sintomas da doença.
Josy Donato – Ascom Saúde Gurupi
Janeiro é o mês da campanha Janeiro Roxo, que promove a conscientização sobre a hanseníase, uma doença infecto-contagiosa, que afeta os nervos e a pele, e se não tratada precocemente pode deixar sequelas e causar incapacidade. Em Gurupi, a Secretaria de Saúde, por meio do SUS, oferece tratamento gratuito para quem tem a doença.
Atualmente 38 pessoas estão em tratamento na rede Municipal de Saúde em Gurupi. E para intensificar as ações de

conscientização, durante esse Janeiro Roxo, o Programa de Hanseníase da Policlínica realizará uma ação de busca ativa de pessoas com sintomas da doença em três regiões de Gurupi. O objetivo, como explicou a coordenadora do programa, Clésia Monteiro, é promover além da conscientização, o diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes pode ser confundida com outras doenças, como vitiligo e pitiríase versicolor, mais conhecido como “pano branco”.
“Essa busca ativa será realizada nos bairros atendidos pelas unidades de Saúde Sol Nascente, Sevilha e Clara Mota, são regiões que estão mais silenciosas, ou seja, não tem aparecido casos, então vamos intensificar as ações de orientações, de como identificar a doença e vamos orientar os agentes de Saúde para realizarem esse trabalho”, afirmou a coordenadora.
No dia 05 de fevereiro também será realizada uma ação no setor Industrial.
Tratamento
A médica do Programa de Hanseníase, Lívia Cavalcante, explica que a hanseníase tem cura e o tratamento pode ser realizado gratuitamente, mas para isso o diagnóstico precoce é fundamental para tratar, evitar sequelas graves e impedir a transmissão, que acontece de pessoa para pessoa pela via respiratória.
“ Os principais sintomas são o surgimento de manchas avermelhadas ou mais claras com alteração de sensibilidade, ou seja o paciente não vai sentir nada no local da mancha, fica dormente a região, se não tratada pode causar sequelas irreversíveis. Se tiver algum sintoma, procure sua Unidade de Saúde e agende uma consulta para avaliação. O tratamento é simples e feito com medicações fornecidas gratuitamente pelo SUS”, destacou a médica.
Grupo de apoio e autocuidado
Além do tratamento, realizado nas Unidades de Saúde e na Policlínica, tem também um grupo de apoio para os pacientes que estão em tratamento e familiares. “Onde eles podem tirar dúvidas e se sentirem acolhidos também, pois a hanseníase é uma doença que tem muito estigma e até pelo próprio paciente. Então toda quinta-feira de cada mês, trazemos um profissional na Policlínica para orientar sobre temas como o cuidado com a pele, os direitos do paciente, e outros assuntos pertinentes”, ressaltou Clésia Monteiro.
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Natal Seguro e realiza prisões por tráfico de drogas em Guaraí
Tocantins Polícia Científica do Tocantins é reconhecida nacionalmente por excelência em análises de DNA e liderança em inserção de perfis genéticos
Geral Linhas do Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi inicia revisão do Plano Diretor com reunião de planejamento
Tocantins Portal da Transparência do Tocantins é reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil
Tocantins Unitins aplica provas do Vestibular 2026/1 para mais de 7 mil candidatos neste domingo, 7
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante