
A equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza, neste mês de dezembro, a implementação do Sistema Agroflorestal (SAF) no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). A iniciativa alia produção sustentável à preservação ambiental, com foco na geração de alimentos destinados ao consumo da fauna local.
O projeto, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, tem como foco atender às demandas alimentares do Centro de Fauna. “Todo o alimento produzido, como bananas, folhas e mandioca, por exemplo, será destinado ao consumo dos animais do Cefau, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos locais”, destaca a supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz.
O SAF, conforme explica a supervisora Camila Muniz, integra diferentes tipos de plantas — árvores perenes, anuais e semiperenes — em uma mesma área, otimizando o uso do espaço e promovendo a recuperação do solo. “O sistema é planejado com base nos ciclos de cada planta. Enquanto as mudas arbóreas estão em fase de desenvolvimento, cultivamos espécies de ciclos mais curtos, como milho e mandioca, para aproveitar o solo, evitar que ele fique ocioso e enriquecê-lo com matéria orgânica e nutrientes”, detalha a supervisora.
O trabalho começou com a limpeza e o preparo do solo. Até o momento, foram plantadas mandiocas e bananas. Na próxima etapa, serão plantadas espécies arbóreas e frutíferas nativas do Cerrado. A intenção é produzir alimentos para o consumo local e a preservação ambiental. “O propósito é aproveitar a área de maneira sustentável. Uma muda frutífera, por exemplo, leva cerca de cinco anos para começar a produzir. Nesse período, utilizamos outras culturas que não só geram produção imediata, mas também ajudam a nutrir as árvores”, enfatiza a supervisora Camila Muniz.
O sistema também se destaca pelo manejo da matéria orgânica. Espécies como bananeiras são cortadas periodicamente para cobrir o solo, ajudando a manter a umidade, reduzir a temperatura e enriquecer a terra com nutrientes. Além disso, o ciclo sucessivo de cultivos permite que a área esteja sempre produtiva, mesmo antes das árvores atingirem seu estágio pleno de desenvolvimento.
Com o uso do SAF, a APA Serra do Lajeado busca incentivar práticas sustentáveis que podem ser replicadas em outras propriedades. O modelo, que já conta com um módulo demonstrativo na sede da APA, é uma referência para agricultores interessados em integrar produção e conservação ambiental. “A iniciativa reforça a importância do manejo agroflorestal como uma solução inovadora e viável para equilibrar produção agrícola e preservação dos ecossistemas”, conclui a supervisora Camila Muniz.
Sistema agroflorestal
O SAF é uma prática sustentável que integra o cultivo agrícola, as árvores e, às vezes, a criação de animais em uma mesma área, promovendo equilíbrio ecológico e benefícios mútuos entre os elementos. Baseia-se na biodiversidade e na recuperação ambiental, imitando processos naturais das florestas. Essa abordagem melhora a fertilidade do solo, conserva recursos hídricos, contribui para o sequestro de carbono e protege contra a erosão. Além de benefícios ambientais, os SAFs geram renda diversificada ao combinar alimentos, madeira e outros produtos, sendo uma solução viável para aliar produtividade, sustentabilidade e qualidade de vida nas comunidades rurais.
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Natal Seguro e realiza prisões por tráfico de drogas em Guaraí
Tocantins Polícia Científica do Tocantins é reconhecida nacionalmente por excelência em análises de DNA e liderança em inserção de perfis genéticos
Geral Linhas do Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi inicia revisão do Plano Diretor com reunião de planejamento
Tocantins Portal da Transparência do Tocantins é reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil
Tocantins Unitins aplica provas do Vestibular 2026/1 para mais de 7 mil candidatos neste domingo, 7
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante