
Com o objetivo de garantir atendimento permanente às gestantes, o Governo do Tocantins publicará, no Diário Oficial do Estado (DOE/TO), n° 6.697, desta quarta-feira, 13, a Portaria n° 1.273/2024, alterando a Portaria Conjunta n° 6/2022, que dispõe sobre a requisição administrativa de prestação de serviços de pessoa jurídica especializada no gerenciamento e operacionalização de leitos clínicos, com a finalidade de atender demanda de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins.
A Portaria, da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), tem como motivações receber a demanda de atendimento no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e ofertar, aos usuários atendidos na unidade, um atendimento em tempo oportuno, já que a unidade é referência no estado do Tocantins em relação à assistência materno-infantil.
O titular da SES/TO, Carlos Felinto, destacou que a rede de hospitais estaduais públicos é responsável por aproximadamente 67% dos partos realizados no Tocantins. “Nossas unidades recebem mais da metade dos partos no estado e o Dona Regina é o que se destaca nos atendimentos, já que, em 2023, foram feitos 5.135 partos na unidade, o que requer um suporte diferenciado para esse hospital”, esclareceu.
A medida busca a prestação de serviços especializados em atenção obstétrica e neonatal, visando à realização da assistência em parto cesariano. O serviço deverá contemplar o fornecimento de todos os equipamentos, mobiliários, medicamentos, exames, mão de obra especializada e administrativa, entre outros, necessários para a manutenção do atendimento adequado.
A SES/TO fará a avaliação, o monitoramento e a fiscalização dos serviços prestados pela unidade requisitada, garantindo a adequada execução dos serviços ofertados e a requisição administrativa terá validade enquanto persistirem os motivos e os efeitos indicados na motivação da portaria ou até que não mais se sustente a necessidade dos serviços requisitados. A remuneração dos serviços terá como parâmetro o disposto no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e no OPM do SUS.
“O Governo tem um olhar atento às tocantinenses e seus bebês e o governador Wanderlei Barbosa determinou a celeridade no andamento do projeto de construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, que tem início previsto para o primeiro semestre de 2025 e contará com infraestrutura moderna e tecnologia avançada para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado”, concluiu Carlos Felinto.
Saúde Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Tocantins Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS
Tocantins Governo do Tocantins alcança a terceira maior cobertura de saúde bucal do país e reforça políticas públicas de atendimento odontológico
Saúde Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%