A abertura da Oficina Regional Norte - RedEscola, evento coordenado pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), reuniu nesta terça-feira, 22, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, profissionais da área educacional em saúde de toda a Região Norte do país.
A oficina, que segue até esta quarta-feira, 23, tem o objetivo de discutir os avanços para a formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), dos estados do Tocantins, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
“Enquanto rede formadora, precisamos sempre buscar aprimorar os nossos núcleos de educação permanente, para qualificar os nossos trabalhadores e melhorar a nossa realidade. No Tocantins, estamos avançando muito graças aos esforços de cada um dos nossos trabalhadores da saúde, a quem eu quero agradecer e, em especial, a toda a equipe da ETSUS [Escola Tocantinense do SUS] que esteve à frente da organização deste evento”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, durante o evento.
A diretora da Escola Tocantinense do SUS Dr º Gismar Gomes (ETSUS), Raimunda Fortaleza, avaliou o momento como histórico. “É o primeiro encontro das escolas do Sistema Único de Saúde da Região Norte do país, então é algo muito importante. Estamos aqui para fortalecer ainda mais a educação na saúde”, pontuou a diretora.
“Quero dizer que o trabalho da rede é exatamente esse, de articular, juntar, pensar de forma colaborativa o trabalho da área da educação da saúde. Estamos aqui colocando em prática o nosso sonho de fortalecer a nossa área e isso é o resultado de muitos que acreditam no trabalho da Redescola”, evidenciou a coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Márcia Fausto.
A gerente do Núcleo de Pesquisas e Estágios da Escola de Saúde Pública do Amapá (ESP/Amapá), Virgínia Lourenço, destacou que a oficina superou todas as suas expectativas. “Tenho quatro anos de trabalho no SUS e atuo na área de direito em saúde. Já estava com expectativas altas, mas a oficina superou todas elas logo no começo, com apresentações lindas, organização e acolhimento excelente. Espero que seja a primeira de muitas outras oficinas”, expressou.
“Nossa gratidão pela oportunidade deste encontro acolhedor. Somos do Norte, com nossas diversidades nas mais diferentes amazônias. A oficina vem ao encontro das nossas necessidades, do fortalecimento do trabalho em rede, da troca de experiência e da construção para integrar ensino e serviço, e assim produzir mudanças no cotidiano do usuário do SUS por meio da educação na saúde. Rondônia está muito contente por fazer parte deste coletivo desafiador e encantador”, declarou a representante de Rondônia, Marcela Milrea Araújo Barros.
Presenças
Participaram da abertura do evento representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Ministério da Saúde (MS) e da RedEscola.