Sábado, 21 de Dezembro de 2024
23°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins compartilha experiências sobre o processo de retirada da vacinação antiaftosa durante visita técnica à Adapi, no Piauí

Troca de informações contribui para o avanço do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa

09/10/2024 às 16h33
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Reuniões técnicas ocorrem na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) - Foto: Paulo Melo/Adapi
Reuniões técnicas ocorrem na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) - Foto: Paulo Melo/Adapi

A convite do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa entre os dias 7 e 11 de outubro, de reuniões técnicas na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) para colaborar com informações a respeito das experiências vividas no processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa. O Tocantins realizou a última vacinação em novembro de 2022.

Da Adapec, participam da visita o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende; e o gerente de Sanidade Animal, Sérgio Liocádio. “É uma troca de experiências e de conhecimento para auxiliar o Piauí, que vacinou pela última vez em abril deste ano, na gestão de processo”, destacou o diretor Márcio Rezende, ao acrescentar que estão discutindo sobre as estratégias que foram executadas no Tocantins, que vão desde o treinamento técnico e os investimentos em estrutura e de pessoal, que possibilitaram alcançar os resultados positivos atuais para a manutenção e a vigilância da sanidade animal.

Dados

O Tocantins é reconhecido nacionalmente como estado livre de febre aftosa sem vacinação. Para assegurar a vigilância do rebanho, são promovidas duas campanhas anuais de declaração de informações pecuárias, em maio e novembro. Neste ano, na primeira etapa foi registrado um índice de declaração em 95,3% das propriedades que criam bovídeos (bovinos e búfalos). Atualmente, o estado conta com 58.026 propriedades cadastradas na Adapec.

Os dados também demonstraram que houve um crescimento de 1,76% no número de bovídeos no estado, atingindo um rebanho de 11,5 milhões desses animais, perfazendo 200 mil animais a mais que o registrado em 2023, consolidando um crescimento consecutivo do rebanho nos últimos seis anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.