
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou nesta quinta-feira (5) a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Isso significa que o remédio passará a ser custeado e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.
O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.
O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.
Em janeiro deste ano , uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Em apenas três dias, a campanha alcançou a meta, mas a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma.
Na reunião da Conitec desta quinta-feira também foi aprovada a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica. Confira as demais deliberações da comissão aqui.
Saúde Campanha alerta para riscos da diabetes à visão
Saúde Maternidade da UFRJ é referência no acolhimento ao luto gestacional
Saúde Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Tocantins Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS