Qualificação científica e expansão do conhecimento em prol da saúde pública é uma das missões exercidas pela Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Doutor Gismar Gomes (ETSUS) que neste mês de agosto celebra 22 anos, como referência na capacitação de profissionais que atendem a população tocantinense nas unidades de saúde públicas do Estado.
Segundo com o titular da SES-TO, Carlos Felinto, “em todos estes anos, a ETSUS tem sido essencial para a qualificação dos profissionais de saúde. Todas as histórias de crescimento da escola e desenvolvimento do SUS [Sistema Único de Saúde] se dão pelo comprometimento dos servidores da escola, que se dedicam com zelo e responsabilidade na transmissão do conhecimento. A estes profissionais, parabenizamos e reiteramos nosso compromisso de seguir trabalhando para o fortalecimento dos processos de aprimoramento do SUS”.
A diretora da ETSUS, Raimunda Fortaleza, também cita a relevância da atuação dos servidores. “Essa história é contada pelos trabalhadores do SUS, que a partir da educação permanente em saúde utilizam desse dispositivo para refletir e mudar os processos de trabalho, pois esse é o nosso grande objetivo para a transformação e melhoria do SUS Tocantins”.
Os projetos desenvolvidos pela escola também têm sido destaques, um exemplo é o ‘Lírios do Cerrado’, que busca o enfrentamento das diversas violências; bem como, o adequado atendimento de suas vítimas. Outra iniciativa é o ‘Juntos pela Vida’, construída em resposta a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca contribuir com a transformação da situação materno-infantil alcançando as equipes da Atenção Primária nos 139 municípios das oito regiões de saúde.
“Celebro com gratidão os 22 anos da ETSUS, um espaço onde o saber se constrói em cada troca, em cada projeto. Como docente no curso de Elaboração de Projetos, me inspiro na missão de Paulo Freire, onde educar é aprender junto e transformar o SUS que sonhamos para o Tocantins. Fazer parte dessa história é um privilégio, e sigo nessa jornada com entusiasmo, sabendo que cada novo projeto é um passo a mais na construção e no fortalecimento das nossas práticas”, afirmou a facilitadora do Curso de Elaboração de Projetos para Processos Educacionais em Saúde no Tocantins, Lorena Dias Monteiro.
Atuação da ETSUS
Em 22 anos, a ETSUS já certificou entre os cursos técnicos, pós-técnicos, cursos livres ou básicos 8.264 trabalhadores do SUS. A escola também presta apoio nos processos educacionais das áreas técnicas SES-TO por meio do assessoramento pedagógico, adequação e deliberação. Com esse apoio a ETSUS já emitiu 11.961 certificados.
A pesquisa é outro ponto forte da escola, que desde 2014, realizou 872 pesquisas. Já entre 2011 a 2018 a ETSUS formou 678 especialistas em 13 áreas diferentes. Nos últimos 10 anos a escola também ofertou e operacionalizou 1.659 vagas de residência em saúde em parceria com as instituições de ensino do Estado.
De 2015 a 2023 foram disponibilizadas 59.305 vagas de estágios nas unidades hospitalares sob a gestão estadual. Também desde 2015, a ETSUS ofertou 14.331 vagas de internato médico em parceria com as instituições de ensino.