Promover um espaço de discussão com avaliação de indicadores e planejamento de ações de vigilância e controle para as doenças vetoriais e zoonoses, especialmente para as arboviroses. Este é o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que realiza de 27 a 29, a 8ª Reunião Anual de Avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos e a 3ª Reunião Técnica Integrada de Vigilância das Arboviroses do Estado do Tocantins. Os eventos ocorrem no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
As ações coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) contam com representantes das secretarias municipais de saúde dos 139 municípios tocantinenses e a participação de agentes de endemias, laboratoristas e demais servidores que atuam na vigilância epidemiológica.
“As reuniões oportunizam um encontro com profissionais dos 139 municípios para análise e planejamento de ações para o próximo período epidêmico para as arboviroses urbanas, pois trabalhando de forma integrada e coordenada somos mais assertivos”, afirmou a diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses da SES-TO, Mary Ruth Batista Glória Maia.
Segundo a agente e coordenadora de endemias do município de Arraias, Graziella Bueno da Silva, a expectativa é grande para o evento. “Creio será uma reunião enriquecedora e sairemos daqui com uma bagagem de conhecimento, porque eu acredito muito na equipe de vigilância do Estado, eles preparam tudo com muito carinho e realizam as melhores capacitações”.
Já a gerente de Vigilância das Arbovisores, Christiane Bueno Hundertmarck esclareceu que, “essa é uma reunião técnica, onde nós vamos mostrar como está o cenário dos municípios, a fim de apresentar a avaliação e a análise que a área técnica estadual faz com relação às informações que constam nos sistemas abastecidos pelos municípios”.
O gerente do Laboratório de Entomologia da SES-TO, Rogério Rios Coelho, ressaltou que “os técnicos municipais precisam saber onde está o vetor para traçar medidas de combate à dengue, zika e outras. Só se conhece esses vetores quando eles passam pelo laboratório, então iremos abordar a área laboratorial, além de conversar sobre o que foi realizado em 2023 e traçar metas para melhorar o cenário em 2025”.
A abertura do evento também contou com a participação do secretário municipal de saúde de Guaraí, Wellington de Sousa Silva, representando o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO) parceiro na realização das reuniões.
Dados epidemiológicos
A população pode acompanhar os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) sobre as arboviroses, no Tocantins, no site oficial da SES-TO, no linkhttps://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-das-arboviroses/6aqzbftl85g2. A página é atualizada semanalmente.