Sexta, 22 de Novembro de 2024
25°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cultura Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, documentário que contará história de Palmas tem gravações iniciadas

Produção “Palmas, Substantivo Feminino” será lançada em dezembro deste ano

14/08/2024 às 15h50
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Ao todo, serão cinco entrevistadas que contarão a história da construção de Palmas - Foto: Divulgação
Ao todo, serão cinco entrevistadas que contarão a história da construção de Palmas - Foto: Divulgação

Contemplado no edital Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), lançado pelo Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos de R$ 100 mil, o documentárioPalmas, Substantivo Femininocomeçou a ser gravado no sábado, 10. Com entrevistas de pioneiras na construção da capital tocantinense, o objetivo do curta-metragem é contar a história pela ótica das mulheres.

Com gravações no museu Casa Suçuapara e uma equipe de trabalho formada por mulheres, o objetivo da iniciativa é contar a história de Palmas por meio desse olhar e de uma forma ampla, para que possa ser utilizada em escolas e universidades como objeto de estudo. As filmagens vão até o fim de agosto, seguidas pela etapa de edição de áudio e vídeo, além das traduções que garantem a acessibilidade à produção. O lançamento do filme está previsto para dezembro deste ano.

A proponente e diretora, Rayssa Carneiro, explica que há sete anos coordena um grupo de leituras com mulheres e, após uma visita ao Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), o grupo percebeu o protagonismo masculino e decidiu contar a história de Palmas a partir da ótica feminina. “Este documentário deseja expor outros retratos da época. Queremos mostrar as mulheres, suas lutas, sua abdicação [da vida anterior] e sua coragem. Vamos retratar mulheres que vieram para a construção de Palmas e não aparecem em fotos históricas, mas que significaram casa, abrigo e alguma forma de cuidado para os primeiros habitantes desta cidade. Nosso filme terá cores fortes, pois vai contar histórias de mulheres que tiveram coragem de desbravar o desconhecido e iniciar uma nova história. Vamos refletir sobre o que significa ser mulher em uma cidade em construção”, explica.

A partir de levantamento de dados históricos, sociais e geográficos, de pesquisa bibliográfica e historiográfica, foram selecionados cinco perfis femininos que atuaram em áreas diferentes e contribuíram para a formação da cidade. “Pensamos em mulheres que se destacaram nas suas profissões, mas também em mulheres que vieram acompanhando e cuidando da família. Nas duas situações, a visão e a voz da mulher tendem a ser invisibilizadas e o desafio deste filme é lançar luz a estas histórias”, comenta a responsável pelo roteiro do documentário, Ariadne Feitosa.

“Acredito que a força narrativa das personagens vai gerar um sentimento de empatia e, nesse movimento, vamos trazer à tona questões como a invisibilidade e a desvalorização do papel da mulher. Mas acima de tudo, acredito que a nossa obra vai despertar para a possibilidade de se conhecer novas versões da História. Que tudo isso venha acompanhado de muito sentimento, porque os depoimentos que já gravamos estão carregados de muita emoção”, completou Rayssa.

Sobre a proponente

Graduada em Jornalismo (UFMA), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFMA) e mestre em Desenvolvimento Regional (UFT), Rayssa Carneiro Santos coordena projetos como oPoemareRosas de Bordado,voltados para a troca de experiência entre as mulheres. A artista já atuou, roteirizou e foi assistente de produção em diversas obras, comoRomana,em 2017;Andarino, em 2018;Isolados, em 2021; eDotora do Cerrado, em 2024.

Ficha técnica

Direção - Rayssa Carneiro;
Roteiro - Ariadne Feitosa Rodrigues Muniz;
Operadora de Câmera - Jéssica Vieira Ribeiro;
Direção de fotografia e operadora de câmera - Victória Pesan;
Millena Cruz Kanela - Som direto;
Produção Executiva - Helen Lopes;
Pós-produção - Gabiroba Filmes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.