
As inscrições para as oficinas do projeto contemplado no edital AudiovisualTocantins 2023, Tr@nscendências do Pequi ao Metaverso,terminam neste domingo, 21. Com um investimento de R$ 200 mil, oriundo da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa busca explorar o potencial da arte digital e audiovisual, por meio de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. A ação foi classificada na categoria de Capacitação - Módulo I do certame lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Os cursos serão realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), câmpus Palmas, em três períodos diferentes. Os participantes terão a oportunidade de aprender a criar galerias virtuais, avatares e esculturas digitais, utilizando ferramentas comoBlender 3D,Unity,Spatial,QuilleOpen Brush. Um destaque é a oficina inclusiva de modelagem e impressão 3D, voltada para professores de educação especial e alunos com deficiência, em parceria com o laboratório Ifmaker de impressão em terceira dimensão.
Datas das oficinas
De 22 a 26 de julho de 2024- Oficina de realidade virtual;
De 29 de julho a 2 de agosto de 2024- Oficina de realidade aumentada;
De 5 de agosto a 9 de agosto de 2024- Oficina inclusiva de artes digitais e impressão 3D.
Mostra
A iniciativa prevê ainda uma Mostra Virtual no Metaverso no segundo semestre deste ano, com uma exposição realizada presencialmente e recriada na plataformaSpatial, acessível por celular, notebook e tablet. Durante o evento, o público também terá a oportunidade de explorar animações interativas criadas pelos participantes das oficinas, que serão exibidas e projetadas em painéis e muros.
Segundo o proponente Erick Goés, a ideia do projeto surgiu enquanto ele modelava um avatar noBlender 3D[plataforma gratuita e de código aberto para criação] e olhou para um pequi. "Fiquei imaginando como seria realizar uma mostra virtual dentro da fruta mais exótica do Cerrado e que misturasse diferentes estilos criativos de obras digitais criadas por vários artistas tocantinenses que pudessem ser vivenciadas por meio de óculos de realidade virtual, celulares, computadores via Internet. Assim nasceu a ideia conceitual do projeto", revelou.
A inspiração veio também dos trabalhos de artistas e animadores digitais como Goro Fujita, Mao Siyi, Ana Livia Cordeiro, Ceci Soloaga, Ygor Marotta, entre outros que migraram suas técnicas de pintura digital, desenho e animação para realidade virtual(VR), aumentada (RA) e mista (XR).
A direção artística em VR foi influenciada pelo estilo dinâmico, emocional e imersivo do filme-jogo interativoA Linha (The Line), de Ricardo Laganaro, que ganhou oPrêmio Primetime Emmy® for Outstanding Innovation in Interactive Media 2020e o Prêmio de Melhor Experiência em VR no 76º Festival de Veneza.
Ainda segundo Erick, o objetivo do projeto é transcender os limites da criatividade, mesclando objetos, ideias, técnicas e colaboração dos participantes para construir uma galeria coletiva virtual. "Minha expectativa é conseguir reunir nas oficinas artistas, designers, programadores, cenógrafos, estudantes, professores e entusiastas da arte digital que desejam aprender a criar galerias de arte digitais audiovisuais usando tecnologias de realidade virtual e aumentada e técnicas de game design, explorando temáticas da cultura local do Tocantins, envolvendo animação, desenho, grafite, escultura, arte computacional, vídeo 3D, avatares e cripto arte digital", complementou.
O artista também pontuou sobre a importância da ação para a cena cultural do Tocantins, já que esta explora conceitos criativos como a realidade virtual. “As tecnologias imersivas 3D, acessíveis por meio de dispositivos como óculos de realidade virtual, celulares com recursos de realidade aumentada e switches de captura de movimento estão expandindo os espaços de exibição e diversificando os tipos de experiências que o público de diversas linguagens culturais possa vivenciar", concluiu.
Conheça o proponente
O diretor criativo e produtor Erick Henrique Silva Góes é mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possui especializações em games, animação, robótica e Metaverso. Atualmente, ele é gerente de design e produção de recursos educacionais na Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) e coordena seu estúdio de animação e game design no estado. Ativo no setor audiovisual, Erick desenvolve eventos, projetos, palestras e oficinas sobre games, animação 3D e realidade virtual em universidades, escolas e outros espaços. Ele acredita firmemente que as tecnologias digitais, como realidade virtual, aumentada e mista no Metaverso, têm um enorme potencial para destacar a cultura e os artistas digitais e videomakers do Tocantins em plataformas globais, por meio de ambientes virtuais.
Ficha técnica
Diretor de artes, curadoria digital, produtor virtual, instrutor, editor de vídeo e designer VR/AR/XR: Erick Henrique Silva Góes
Designer gráfico, web designer: Ananda Krishina de Rodrigues Silva
Programador: Daniel Siqueira de Oliveira Mizumoto
Designer VR/AR/XR, instrutor, programador: Cristovão F. Liberato Júnior
Sonoplastia e música: Esdras Estevão Melo de Campos
Assessoria em acessibilidade, Libras e Braille: Graziane Pacini Rodrigues, Maria Dinalva Tavares Carneiro e Claudia Regina Papalardo Arantes.
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