
A equipe da Diretoria de Diversidade e Inclusão Social, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), percorreu municípios tocantinenses do norte, extremo norte e sul do Estado durante os meses de maio e julho com o projetoSinapir – promovendo direitos e transformando realidades, que tem levado ações, debates e estratégias a serem trabalhadas em conjunto para o combate ao racismo estrutural e a promoção da igualdade racial nos municípios.
O projeto tem como objetivos promover políticas de igualdade racial e combater a discriminação étnico-racial, visando reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre a população negra e não negra, fortalecendo a participação da sociedade na implementação de políticas de educação, saúde, qualificação profissional, cultura, identidade, entre outras que atendam às necessidades específicas da população negra.
A mobilização, que contou com o apoio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira delas se deu no mês de maio e abrangeu 13 municípios do sul do Estado para discutir oSistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Durante a segunda etapa, a equipe percorreu 16 municípios da região norte e extremo norte do Tocantins discutindo a implementação de estratégias e convidando os municípios para aderirem ao Sistema como forma de fomento e fortalecimento da política racial estadual.
Entre os temas abordados durante as visitas estão a promoção da igualdade racial, direitos da pessoa idosa, das pessoas com deficiência, combate ao trabalho escravo das pessoas negras e fomento aos conselhos municipais, além do reforço para adesão ao Sinapir e seus benefícios.
Formas de Adesão ao Sinapir
Como o 22° estado a aderir ao Sinapir desde 2020, o Governo do Tocantins tem o compromisso, por meio da Seciju, de evocar os municípios a também aderirem. Com isso, os municípios terão acesso a programas, projetos e benefícios, como transferências voluntárias, kits de equipagem para apoio a estruturação de órgãos e conselhos, participação de formação continuada para conselheiros, entre outros.
Entre as formas de adesão, estão a básica, a intermediária e a plena, sendo que, em cada uma delas, o município pontua e tem acesso a benefícios, programas e projetos do Ministério da Igualdade Racial do Governo Federal.
Para o assessor técnico e coordenador do Projeto, Cris Madureira, “as ações foram bem-sucedidas e tiveram a participação massiva dos municípios visitados. Além disso, gerou um impacto positivo na promoção da igualdade racial por meio do Projeto nas comunidades locais. Então essa adesão é muito significativa aos municípios tocantinenses, porque podem receber mais recursos do Governo Federal para ações relativas à política de igualdade racial e nós, da Diretoria, vamos percorrer as regiões sudeste e central, levando essa proposta a todos os envolvidos com essa política”, enfatizou.
Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
O Sinapir em movimento é uma expressão que evoca dinamismo e ação no âmbito das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial no Brasil. Foi instituído pela Lei nº 12.288/2010, conhecida como Estatuto da Igualdade Racial, e é coordenado pela Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Ministério da Igualdade Racial.
Entre as ações do Projeto estão: debate de políticas públicas; mobilização social; capacitação e formação; monitoramento e avaliação; articulação institucional; e combate ao racismo estrutural nos municípios para ações integradas em diferentes eixos que promovam a inclusão social.
Justiça No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB
Justiça Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master
Justiça Psol aciona STF contra “gratificação faroeste” a policiais que matam