
O final de semana marcou o início oficial da temporada de praia no Tocantins, um período que atrai milhares de turistas aos municípios do Estado. Com o aumento da visitação, cresce também a preocupação com a degradação ambiental, porque o lixo descartado incorretamente pode causar impactos significativos ao ecossistema. Para conscientizar os usuários das praias fluviais, incluindo comerciantes, barqueiros e turistas, sobre o descarte correto de resíduos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou no último sábado, 6, o projetoPraia Consciente 2024,em Araguacema.
"Estamos aqui hoje[segunda-feira,8]para alertar sobre a necessidade de proteger este recurso natural tão importante. Evitem jogar lixo em qualquer lugar para não poluir nossas águas", destacou o secretário Marcello Lelis, durante o lançamento.
O evento contou com a presença do secretário Marcello Lelis, do prefeito Marcus Vinicius(Marquinho), da vice-prefeita Josa Martins, da secretária municipal do Meio Ambiente e Turismo, Leonette Cruz Mesquita Martins, além de técnicos da Semarh, turistas e moradores locais. Durante a ação, foram distribuídos recipientes para acondicionamento de lixo e fornecidas orientações sobre o descarte adequado.
A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, explicou que o objetivo é orientar os usuários sobre a importância de manter as praias limpas para evitar a contaminação do solo e da água. "Queremos transformar nossas praias em referência nacional em ações de educação ambiental”, afirmou a diretora.
Além de Araguacema, até o dia 27 de julho, o projetoPraia Conscientepassará por outras praias em: Caseara, Miracema, Lajeado, Pedro Afonso, Rio Sono, Rio dos Bois, Porto Nacional, Itacajá, Peixe, Couto Magalhães, Tupiratins, Araguanã, Itaguatins, Tocantinópolis, Araguatins e Palmas. As datas e os locais de visitação serão divulgados conforme a programação local.
Praia Acessível
No mesmo evento, foi lançado o projetoPraia Acessível, que visa oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais por meio de cadeiras anfíbias, que permitem deslocamento terrestre e aquático. A estudante Grazielly Guedes Marinho, de 21 anos, que se tornou cadeirante há cinco anos devido a uma doença autoimune, experimentou a cadeira anfíbia e aprovou a iniciativa. "Gostei muito da cadeira e acho que deveria estar acessível para todos que necessitam", informou a estudante.
Cronograma de visitação
13 e 14 de julho
20 e 21 de julho
27 e 28 de julho
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos