As Forças de Defesa de Israel prepararam kits de higiene básico, brinquedos, mantas e outros bens essenciais para receberem os primeiros reféns do Hamas libertados neste cessar-fogo. Os civis serão transportados em helicópteros militares para Israel a partir de um aeroporto do Egipto.
No helicóptero estarão a bordo um esquadrão de comando, médicos e oficiais com formação em comunicação e aconselhamento psicológico. Num vídeo publicado entretanto, um oficial israelita disse que a tripulação se apresentará "pelo nome, com rosto visível e um sorriso" e que "manterá o contacto visual e a distância, para que os cuidadores e as equipas de apoio realizem o seu trabalho da melhor forma possível".
Durante a viagem, os reféns libertados poderiam utilizar auscultadores com cancelamento de ruído, para reduzir o stress do momento. À chegada a Israel, os reféns receberão cuidados médicos e serão encaminhados para hospitais. Será lá que se encontrarão com as famílias.
Alguns reféns maiores de idade podem ser interrogados pelas forças israelitas a propósito das suas experiências em cativeiro e para cederem informações sobre os reféns que ainda estão com o Hamas. As crianças não passarão por esse processo.