
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lançou, nessa terça-feira, 11, oCurso de Formação para Condutores de Pesca Esportiva, em Araguacema, na região turística Lagos e Praias do Cantão. Os objetivos são capacitar profissionais locais e promover essa atividade turística de forma sustentável, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados.
O curso faz parte do projetoTocantins Recebe Bem, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (CDE/Sics), e será ministrado entre os dias 11 e 14 de junho.
Durante a abertura do evento, o gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo do Vale, (representando o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho), destacou o impacto da formação no turismo. “Os resultados deste curso certamente levarão à melhoria dos serviços prestados pelos condutores. Além disso, este projeto contribuirá para a geração de renda para todos os envolvidos”, pontuou.
Curso
Durante a capacitação, os profissionais terão acesso aos seguintes conteúdos: pesca esportiva de áreas naturais protegidas; turismo de pesca no Brasil; introdução ao turismo; equipamento de pesca esportiva; turismo de pesca esportiva no Brasil; o condutor de turismo de pesca; ordenamento pesqueiro; geografia; relacionamento humano; Biologia; Ecologia; pesque e solte; primeiros socorros e marinha.
Ministrado pelo instrutor e diretor técnico da Igarapesca, Kelvin Lopes, a primeira turma a receber a capacitação é de Araguacema, com 30 alunos.A ação que disponibiliza 260 vagas, deve passar por mais nove municípios: Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, São Salvador do Tocantins, Peixe, Dianópolis, Porto Nacional, Lajeado e Babaçulândia.
“Esse curso é uma janela de oportunidades que profissionaliza esses condutores que estão na cadeia econômica do turismo. O Estado tem alcance natural para o turismo de pesca, com espécies endêmicas que são extremamente cobiçadas em âmbito nacional como o tucunaré azul, além de pirarara, piraíba e cachorra, que também são atrativos. A pesca esportiva está crescendo cada vez mais e é uma atividade que tem sustentabilidade e envolvimento local", afirmou o instrutor Kelvin Lopes.
O pescador Milton Marques, que pratica a atividade há 20 anos, também destacou a importância do curso. “Com esse curso, vou aprender mais e saber tratar o turista ainda melhor para que ele volte. É uma renda muito boa para a gente, todos saem ganhando", destacou.
"A gente valoriza o peixe. O turista pesca, a gente tira foto, filma, faz a metragem dele, dá um beijinho nele e solta”, brincou outro pescador e barqueiro, Ederson Brito da Silva.
Pesca Esportiva
“O Tocantins tem um enorme potencial para a pesca esportiva e é fundamental que os envolvidos neste segmento sejam capacitados para atender bem e com segurança o turista. Nossos rios são requisitados por turistas de todo o país, temos uma natureza exuberante e precisamos cuidar disso com responsabilidade e sustentabilidade”, pontuou o secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho, acrescentando que o governador Wanderlei Barbosa tem respaldado todas essas ações em prol do desenvolvimento turístico do Tocantins.
Em Araguacema, no rio Araguaia, se forma a Praia da Gaivota, uma das maiores e mais populares do Estado e que foi um dos destaques na temporada de praia 2023 pelas práticas voltadas para a sustentabilidade. A praia, que atrai turistas do Tocantins e de várias partes do país, tem em sua alta temporada uma relevantemovimentação na economia local egera oportunidade de renda para os moradores.
Além do rio Araguaia, a cidade também é banhada pelo rio Caiapó, onde a pesca está proibida há cinco anos para conservação da biodiversidade local. O projeto de preservação do rio Caiapó e a implementação da pesca esportiva são vistos como estratégicos para a região, que tem recebido muitos turistas para a atividade.
“Araguacema é uma cidade muito visitada pelos amantes de pesca esportiva. Essa prática ajuda a valorizar o peixe vivo. Aqui, a pesca é muito grande nos rios Caiapó e o Araguaia. O curso de capacitação possibilitará aumento de renda e atrairá mais turistas. Teremos uma sensibilidade ainda maior para a questão da preservação”, informou a secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Araguacema, Leonette Mesquita, que também é presidente da Instância de Governança da região de Lagos e Praias do Cantão.
Tocantins Governo do Tocantins fortalece o Turismo de Base Comunitária e promove transformação social e econômica no Jalapão
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado final da certificação do Selo Praia Responsável 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, trade do turismo estadual amplia conexões e mercado em feira de turismo na Argentina
Tocantins Com apoio do Governo do Estado, Sertões Series movimenta turismo e revela belezas naturais do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para cursos de qualificação em Taquaruçu
Tocantins Governo do Tocantins inscreve moradores de Mateiros para curso do projeto Tocantins Recebe Bem
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Festa da Colheita do Capim-Dourado celebra tradição e conecta visitantes ao Jalapão
Tocantins Em São Félix, Governo do Tocantins abre inscrições para curso sobre ecoturismo e turismo de aventura
Tocantins Governo do Estado abre inscrições para curso sobre ecoturismo e turismo de aventura, em São Félix do Tocantins