
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi recebeu na manhã desta quarta-feira, 12, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, que veio ao município apresentar um projeto com foco na inclusão social e produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e no combate ao trabalho infantil na cadeia produtiva de reciclagem.
Liderada pela procuradora do trabalho, Dra. Dalliana Vilar Lopes, a reunião contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Infraestrutura, dos Conselhos Municipais locais e da Cooperativa de Resíduos Sólidos de Gurupi – Coopre.

O projeto, desenvolvido em parceria com órgãos como o Ministério Público Estadual (MPTO), Defensoria Pública do Tocantins e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Tocantins), visa estabelecer estratégias para promover a inclusão socioprodutiva dos catadores e garantir trabalho decente. Isto inclui a regularização da contratação de associações e cooperativas de catadores pela administração pública, conforme previsto na Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
A procuradora Dalliana Vilar destacou a importância das ações que visam garantir dignidade, saúde, segurança, entre outros direitos, para os catadores e catadoras de materiais recicláveis. “Nossa reunião teve como objetivo apresentar o projeto de inclusão social e produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, desenvolvido em parceria com diversas instituições. Buscamos valorizar esses trabalhadores, garantindo saúde, segurança e uma renda adequada. Além disso, queremos combater o trabalho infantil na reciclagem, proibido para menores de 18 anos. Este projeto visa desenvolver políticas municipais para incluir catadores em programas sociais e de aprendizagem, promovendo dignidade e respeito a esses profissionais”, explicou.

O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, enalteceu a iniciativa, enfatizou que Gurupi já conta com parcerias e ações estratégicas nesta área, mas ressaltou a necessidade de avanços para intensificar o apoio a esses trabalhadores que desenvolvem uma atividade importante para a sociedade. “O MPT de Brasília veio ao Tocantins para iniciar um trabalho direto com entidades e órgãos públicos, destacando a importância dos catadores e garantindo seus direitos. Em Gurupi, temos práticas positivas com a Coopre, uma Cooperativa que foi criada a partir de uma Associação de Catadores, que podem ser replicadas. Esperamos que essa parceria nos traga um diagnóstico para apoiar melhor esses trabalhadores e ampliar nossa visão e a dos demais órgãos envolvidos”, disse.

A secretária Municipal de Assistência Social, Rayane Nascimento, reforçou a necessidade de ampliar as ações visando o combate ao trabalho infantil e a importância da pasta nesse objetivo. “Hoje, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, estudamos meios para acompanhar socialmente as famílias de catadores de materiais recicláveis. A Assistência Social lançará uma busca ativa para garantir direitos socioassistenciais e, se necessário, inserir as famílias nos serviços do PAIF ou PAEFI. Durante toda a semana, estamos realizando campanhas educativas sobre o combate ao trabalho infantil, promovendo reflexões sobre o direito das crianças a uma infância segura, educação e saúde, livres da exploração e violência”, afirmou.

Gurupi - TO Secretários de Assistência Social e da Mulher de Gurupi cumprem agenda em Brasília com o ministro Wellington Dias e fortalecem parcerias para ampliar políticas sociais no município
Tocantins Governo do Tocantins intensifica campanha contra o trabalho infantil durante o carnaval
Gurupi - TO Gurupi recebe campanha “Pule, Brinque e Cuide” e reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins participa de debates estratégicos no Fórum Nacional de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins promove oficinas e atendimentos no retorno às aulas do Projeto Mãos que Criam
Gurupi - TO Assistência Social de Gurupi realiza ação em apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas
Tocantins Governo do Tocantins assegura acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia com atuação integrada entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins garante acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia por meio de serviço integrado entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins reforça prevenção ao trabalho escravo e defesa da dignidade humana em todo o estado