
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso do Sistema Penal, realizou, entre os dias 4 e 5 de junho, a entrega de mais de 400uniformes produzidos pelos custodiados e kits de higiene pessoal, bem como realizou um momento espiritual e atendimentos de saúde e assistência jurídica às pessoas privadas de liberdade das unidades penais de Natividade, Dianópolis e Taguatinga.
As ações contaram com a participação do secretário de Estado da Cidadania e Justiça,Deusiano Amorim; e do superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; além de autoridades e parceiros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; secretarias municipais de saúde, entidades religiosas, entre outros convidados.
O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, reforçou a importância das ações para a ressocialização e exaltou o compromisso da Polícia Penal com a humanização. “Todos somos responsáveis pela segurança e, com o trabalho conjunto da Polícia Penal, da sociedade civil e dos órgãos dos três Poderes, têm surtido efeitos positivos e mudanças significativas na execução penal no Estado. A Polícia Penal trabalha diariamente para proporcionar, de fato, uma ressocialização e o Governo do Tocantins está empenhado nesse sentido”, frisou o secretário.
Mutirão
O mutirão representa um compromisso coletivo de iniciativas que impactam positivamente na ressocialização de pessoas privadas de liberdade, oferecendo apoio emocional e espiritual; e entregando itens de uso pessoal que viabilizam o autocuidado e atendem as necessidades diárias dos presos.
“Quando ocorrem mutirões como esse, significa um olhar humanizado e de respeito a essas pessoas, e que seus direitos e dignidade precisam ser mantidos. Ações como essas vão além de entregas, representam dignidade, cuidados e autoestima”, frisou a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso do Sistema Penal, Sandra Veloso,responsável pela ação.
Natividade
Na Unidade Penal de Natividade, a ação ocorreu na terça-feira, 4, com a entrega de 100 kits de uniformes, kits de higiene pessoal, Bíblias, além do mutirão de saúde e assistência religiosa.
Dianópolis
Também na terça-feira, foi a vez da Unidade Penal de Dianópolis promover a ação para os custodiados, que receberam os kits de higiene, 200 uniformes e passaram por consultas, além do momento espiritual.
Taguatinga
Na Unidade de Taguatinga, a ação ocorreu nessa quarta-feira, 5, com a entrega de 130 kits de uniformes, kits de higiene, assistências à saúde e espiritual.
Justiça No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB
Justiça Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master
Justiça Psol aciona STF contra “gratificação faroeste” a policiais que matam