
O mês de junho se destaca como o período em que órgãos públicos e entidades civis reúnem esforços, visando à conscientização da população sobre a importância e o respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa. OJunho Violeta, como é conhecido, foi instituído no Tocantins por meio da Lei estadual n° 3.591/2019, e integra o calendário cultural como mês de combate à violência contra a pessoa idosa. Nessa quarta-feira, 5, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e de outras entidades civis, realizou uma mobilização de conscientização relativa ao tema no saguão do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
O intuito da ação é alertar a sociedade quanto à importância de proteger o idoso, como também sensibilizar as famílias para o combate a qualquer tipo de violência. “Nós precisamos motivar a população para isso. E esse mês é dedicado a isso, conforme a Lei estadual n° 3.591. Vamos fazer outras ações de âmbito maior para que possamos levar, aos municípios, toda essa força e a necessidade de defender a pessoa idosa. Nós temos que educar as crianças e os jovens sobre como proceder”, alertou o presidente do Cedipi, Valtrude Messias.
Para o presidente do Comdipi, Claudinei Leite, é necessário abordar o assunto para que as sensibilizações ocorram nas famílias. “À medida que a gente vai conscientizando a comunidade de uma forma geral, no que se refere aos direitos da pessoa idosa, vamos criando mecanismos para que possamos cuidar e proteger mais desse público. Vamos somando forças e tendo uma incidência mais efetiva no que se refere à promoção, à prevenção e à efetivação dos direitos da pessoa idosa”, concluiu.
Junho Violeta
O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca efetivar ações que protejam os direitos dos idosos e a proteção a qualquer tipo de violência contra este público.
Justiça No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB
Justiça Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master
Justiça Psol aciona STF contra “gratificação faroeste” a policiais que matam