
Ocorre entre os dias 4 e 6 de agosto, em Belém (PA), o Diálogos Amazônicos, evento que antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para os dias 8 e 9 deste mesmo mês. O encontro visa debater sobre a cooperação entre os países amazônicos e países parceiros para o desenvolvimento sustentável, discutindo sobre as potencialidades e os desafios da região. O secretário da Cultura Tião Pinheiro e a secretária executiva Valéria Kurovski participam das plenárias, que trazem um olhar sobre a valorização das culturas tradicionais, entre outros tópicos que perpassam o desenvolvimento sustentável.
O encontro ocorre em meio a esforços para reconstruir políticas públicas voltadas para a região amazônica e é uma oportunidade que reúne a sociedade civil, os movimentos sociais, quilombolas, indígenas e tradicionais para que apresentem demandas que servirão para a construção de estratégias e para a criação de documentos que serão apresentados a chefes de estado reunidos na Cúpula, um evento internacional. Segundo informações do Governo Federal, o Diálogos Amazônicos reunirá cerca de dez mil pessoas durante os três dias em que acontecem.
Em paralelo à programação, ocorre também a Feira da Sociobiodiversidade e a Mostra Pan-Amazônica de Cinema entre os dias 4 e 15 de agosto, no auditório Eneida de Moraes. Dois filmes tocantinenses integram a seleção e têm exibição marcada para o dia 7, a partir das 19h. São eles: Araguaia Para Sempre, do diretor Hélio Brito, e O Comedy Club, do diretor André Araújo.
Cultura e Sustentabilidade andam juntas
Também na capital paraense, acontece no dia 7 de agosto o I Fórum Internacional - Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, que promoverá diálogos sobre o fortalecimento de uma cultura e cidadania climática para a Amazônia. O evento é voltado para gestores dos campos da educação, cultura e meio ambiente, além de pesquisadores e especialistas das áreas da economia, sustentabilidade e urbanismo.
Organizado pela Câmara Técnica de Cultura e Economia Criativa, da qual faz parte a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), no âmbito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, e o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura, o fórum contará com três painéis de debates que envolvem as temáticas do meio ambiente, da cultura e da economia criativa. O evento acontece no Teatro Estação Gasômetro.
A programação contará com falas do governador do Pará, Hélder Barbalho, da ministra da Cultura Margareth Menezes, do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Ministério das Relações Exteriores, Laudemar Aguiar, entre outras autoridades. A secretária executiva da Cultura do Tocantins, Valéria Kurovski, fará a mediação do painel Políticas públicas integradas para uma cultura climática de sustentabilidade.
Economia Empresas pagavam, em média, 15,8% mais a homens que a mulheres em 2023
Economia Setor de alimentação recebe positivamente as mudanças no vale-refeição
Economia Empresários veem com expectativa mudanças no vale-alimentação
Economia BB tem lucro de R$ 3,78 bi no terceiro trimestre, queda de 60,2%
Economia Haddad diz que taxa de 3,6% do vale-refeição é “mais civilizada”
Economia Redes têm um ano para liberar bandeiras no vale-refeição e alimentação
Economia Economia com vale-alimentação e refeição pode chegar a R$ 7,9 bilhões
Gurupi - TO Gurupi é a primeira cidade do Tocantins a implantar Pontos de Entrega Voluntária para resíduos de óleos automotivos e eletrônicos
Gurupi - TO Prefeitura e empresários realizam visitas técnicas e destacam avanços no Parque Agroindustrial de Gurupi