
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a importância estratégica de encontros internacionais, como a cúpula entre a CELAC e a União Europeia em Bruxelas, durante a edição desta terça-feira (18/7) do “Conversa com o Presidente”. Em meio ao evento que reúne dezenas de líderes latino-americanos e europeus, ele relatou os avanços do Brasil nas relações internacionais em bate-papo com o repórter Marcos Uchôa, da EBC.
"É extremamente importante fazer reuniões bilaterais com presidentes para que você discuta a aproximação do Brasil com o mundo"
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
“Havia oito anos que essa reunião não acontecia. E é muito importante porque aqui você está numa reunião de que participam todos os presidentes da Europa e todos os presidentes da América Latina e Caribe. É a oportunidade não apenas de você fazer acordos, discutir ações conjuntas, políticas de investimentos, como é extremamente importante fazer reuniões bilaterais com presidentes para que você discuta a aproximação do Brasil com o mundo. Eu tenho feito muitas bilaterais”, relatou.
Apenas na segunda-feira, o presidente se encontrou com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; com o enviado do governo dos EUA, Chris Dodd; com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley; com o rei dos belgas, Filipe I, e o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo; além da presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Na última agenda do dia, Lula participou de reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, e o representante da oposição na Venezuela, Gerardo Blyde, para falar sobre as próximas eleições presidenciais venezuelanas.
“Eu estou achando a reunião extraordinária Eu fico muito feliz com o carinho que as pessoas tratam a volta do Brasil. Todo mundo muito feliz e sinto orgulho de ser brasileiro por conta disso”, comentou o presidente. “E todos esses encontros dentro de um espaço em que a gente não precisa sair para lugar nenhum”.
Nesta terça, a agenda de encontros bilaterais prosseguiu pela manhã, com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer, e a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen.
Internacional Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira
Internacional PF define plano de segurança para os dias de COP 30 em Belém
Internacional Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira