
Com proposta de orientar sobre o Serviço Regionalizado de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes, o Governo do Tocantins, por meio da equipe técnica do Serviço da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com sede em Xambioá, iniciou, na última semana, as reuniões com gestores e rede municipal dos municípios vinculados para divulgação do Serviço e captação de famílias acolhedoras.
De acordo com a gerente de Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio, a ideia é divulgar o Serviço e orientar a rede de serviços e a população em geral sobre a seleção e cadastramento de famílias que tenham interesse em participar do Serviço de Família Acolhedora e selecionar as que atendam as orientações técnicas. “Vamos buscar famílias que tenham interesse em participar do Serviço e selecionar aquelas que tenham o perfil”, explicou.
Reuniões
Na última semana, entre os dias 15 a 19 a divulgação foi realizada nos municípios vinculados, pela equipe técnica do Serviço com sede em Xambioá.
Nos dias 7 e 8 de maio, será a vez da equipe do Serviço, com sede em Taguatinga, realizar as reuniões, em seus municípios vinculados, para divulgação do Serviço e captação de famílias acolhedoras. Já para a equipe do Serviço com sede em Palmas, as reuniões de divulgação terão início em 13 de maio.
Serviços Regionalizados de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes
O objetivo é organizar o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas, sendo possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. Além disso, selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.
Na atualidade, temos três Serviços Regionalizados de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes, sendo um com sede em Xambioá, atendendo Ananás, Angico, Cachoeirinha, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá. Outro com sede em Palmas, atendendo Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e São Félix. E o terceiro, com sede em Taguatinga, que atende:Arraias, Aurora, Combinado, Lavandeiras, Novo Alegre, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite