
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira (21) com o papa Francisco no Vaticano. Em suas redes sociais, Lula manifestou gratidão ao pontífice. “Agradeço o Papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”, escreveu em uma rede social. Este foi o terceiro encontro entre ambos. Francisco esteve no Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. E foi convidado a retornar.
A discussão sobre a busca pela paz, com o fim do conflito entre Ucrânia e Rússia, foi um dos principais pontos da conversa. Mas segundo o próprio presidente havia anunciado que o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo também estaria na pauta. Assim como um convite para Francisco participar do Círio de Nazaré, em Belém (PA). A festa religiosa, em outubro, é uma das principais do país.
Mais cedo, Lula se reuniu o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio Quirinal, em Roma. Foi recebido com honras. Ele foi recebido também pelo ex-primeiro ministro italiano Massimo D’Alema.
Lula terá ainda um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Ganhadora das eleições italianas no ano passado, ela é da extrema-direita e do partido Irmãos da Itália. A reunião bilateral com Giorgia não estava na agenda preliminar e foi anunciada ontem. Mas é um evento importante do ponto de vista político.
Lula foi muito criticado por parte importante da mídia ocidental por não apoiar a Ucrânia explicitamente na guerra conta a Rússia. A reunião com a premiê direitista é uma forma de Lula mostrar ao mundo que, acima de sua posição política, ele é um líder pragmático, o que reforça sua posição de militante pela paz.
De acordo com a conta de Lula no Twitter, a conversa com o presidente Mattarella foi sobre estreitamento das relações entre dois países irmãos, e o acordo União Europeia e Mercosul. “Vamos atuar para aproximar nossas universidades e ampliar o intercâmbio comercial entre nossos países”, diz a assessroai do presidente brasileiro.
Internacional Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira
Internacional PF define plano de segurança para os dias de COP 30 em Belém
Internacional Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira