
O Governo do Tocantins disponibiliza um novo espaço mais amplo, moderno e confortável para o Centro de Infusão do Hospital Geral de Palmas (HGP), fortalecendo a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 139 municípios do estado. A unidade, que realiza cerca de 100 atendimentos por mês, passa a contar com estrutura ampliada para garantir mais conforto, acessibilidade e eficiência no cuidado aos pacientes.
O médico e coordenador do Serviço de Reumatologia do HGP, Joandson dos Santos Souza, destaca a importância da nova estrutura. “Este novo espaço foi pensado para oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade. Agora, contamos com melhor organização do fluxo de atendimento, estrutura ampliada, banheiro interno exclusivo aos pacientes e contato direto com a farmácia para manipulação e liberação das medicações, o que traz mais agilidade e eficiência ao nosso cuidado. Ao longo de mais de 10 anos, o serviço tem ofertado atendimento a pacientes com doenças autoimunes e doenças inflamatórias intestinais, além de terapias imunobiológicas e medicamentos de alta complexidade”, ressalta.
O coordenador de enfermagem, Osvaldo Borges de Azevedo Júnior, enfatiza o papel da equipe multiprofissional na assistência. “Na terapia assistida, a enfermagem atua integrada à equipe multiprofissional, sendo a ponte entre paciente, família e profissionais de saúde. Oferecemos apoio emocional, observamos mudanças comportamentais, auxiliamos na adaptação à terapia e construímos vínculo e confiança com cada paciente”, explicou.
De acordo com a diretora administrativa do HGP, Hellysmarda Teixeira, a unidade hospitalar se consolidou como referência no tratamento de doenças autoimunes para os usuários do SUS. “O Hospital Geral de Palmas se tornou referência nesse tipo de tratamento e este novo espaço vem fortalecer nossas ações de saúde, contribuindo para a melhoria da assistência prestada aos nossos usuários”, afirma.
Entre os beneficiados pelo serviço está a moradora de Palmas, Elisete Sertão, de 53 anos, diagnosticada com artrite reumatoide há um ano. Ela destaca a qualidade do atendimento recebido. “Só tenho gratidão. Depois que comecei o tratamento no HGP, passei a ter qualidade de vida. O hospital está de parabéns. É uma sala nova, com equipamentos novos, e a equipe é muito profissional. A dor é algo que ninguém vê, só quem passa por isso sabe. Aqui, o diferencial é o acolhimento, o carinho e a eficiência do tratamento”, relata.
Fluxo de atendimento
Os pacientes são encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde ao serviço de referência, por meio da Central Estadual de Regulação, que organiza o fluxo de atendimento na unidade hospitalar.
Saúde Quatro em cada dez mortes por câncer no Brasil são evitáveis
Saúde Rio registra cinco atendimentos por hora devido ao calor no carnaval
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para tratar fenilcetonúria
Saúde Vulnerabilidade reduz altura média de crianças indígenas e nordestinas
Saúde Ação da Anvisa e Inmetro fiscaliza produtos de caranaval no DF e BA
Saúde Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor
Tocantins SES/TO realiza primeira plasmaférese pelo SUS no Tocantins no Hospital Geral de Palmas
Tocantins Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas alinham estratégias para fortalecer o enfrentamento às arboviroses
Tocantins Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil recebe medalha de honra ao mérito Valéria Paranaguá do Cosems