
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Depois de quatro noites de muita animação, música e participação popular, o Carnaval de Gurupi 2026 também ficou marcado pelo forte esquema de segurança. Com planejamento integrado e apoio da Prefeitura de Gurupi, a Polícia Militar garantiu que os foliões pudessem aproveitar a festa com tranquilidade dentro e fora do circuito. O balanço foi apresentado pelo 1º Tenente da Polícia Militar, Adair Aquino.
Segundo o militar, a estrutura organizada do evento foi essencial para o resultado positivo. A montagem adequada do espaço, iluminação reforçada e sistema de monitoramento facilitaram a atuação policial e aumentaram a sensação de segurança da população.

“A Polícia Militar trouxe parte do monitoramento diretamente do quartel para o circuito, com câmeras e monitores. A distribuição da praça de alimentação, dos banheiros químicos, dos camarotes e das salas dos órgãos também foi bem planejada. A limpeza no entorno do circuito, com retirada do mato, facilitou o patrulhamento motorizado. O início e o fim do percurso ficaram bem delimitados e os pontos elevados de observação foram posicionados. Assim conseguimos manter o policiamento organizado e proporcionar segurança pública ao carnaval”, explicou o tenente.

O resultado foi um evento sem ocorrências graves. Conforme Adair Aquino, a festa se consolidou como um carnaval familiar, seguro e bem estruturado. “Foi realmente um carnaval da família, com segurança dentro e fora do circuito”, destacou.
Segurança Fora do Circuito

A Polícia Militar manteve o policiamento nos bairros e nas ruas da cidade durante todos os dias de folia, com foco principalmente na prevenção de furtos em residências, já que muitas famílias viajam ou permanecem fora de casa durante a programação.
“O planejamento não foi direcionado apenas ao circuito. O policiamento continuou nos bairros, com patrulhamento preventivo. Nosso comandante-geral, coronel Márcio Barbosa, enviou reforço com unidades especializadas e, junto com o comando regional e do 4º batalhão, organizamos a operação para que nenhuma cidade da região ficasse sem policiamento e Gurupi tivesse segurança tanto no evento quanto no perímetro urbano”, afirmou.
Além do efetivo do 4º Batalhão da PM, o esquema contou com apoio das unidades especializadas do Estado, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Grupo de Operações com Cães (GOC) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER).
Gestão municipal comemora sucesso da operação
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, comemorou o resultado do planejamento integrado e destacou que a segurança foi tratada como prioridade desde a organização da festa. “Nosso objetivo sempre foi garantir que as famílias pudessem aproveitar o Carnaval com tranquilidade. Trabalhamos em parceria com as forças de segurança, oferecendo estrutura, iluminação, organização do circuito e suporte necessário para a atuação da Polícia Militar. O resultado mostra que é possível realizar uma grande festa com responsabilidade. Gurupi mais uma vez prova que festa boa é festa segura”, afirmou a prefeita.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, também ressaltou a importância da união entre município e forças de segurança e lembrou que, além do policiamento, a Prefeitura reforçou o atendimento com equipe privada especializada. “Recebemos um apoio fundamental da Polícia Militar e de todas as forças de segurança. Além disso, a Prefeitura contratou segurança especializada para ampliar o atendimento no circuito, garantindo mais organização e prevenção. Foi um trabalho conjunto que trouxe tranquilidade para os foliões e para as famílias. Ficamos muito felizes com o resultado e com a participação da população”, destacou.
Proteção às mulheres e trabalho preventivo
Outro destaque foi a atuação da Patrulha Maria da Penha, que trabalhou integrada à Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania na sala “Não é Não”, com apoio da Polícia Civil, Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e demais órgãos da rede de proteção.
A equipe realizou ações de orientação e acompanhamento das mulheres e, conforme o balanço, não houve registro de importunação sexual nem outros crimes contra mulheres durante o evento.
“A Patrulha fiscaliza medidas protetivas e acompanha vítimas cadastradas no sistema, mas também atua na conscientização. Esse trabalho em rede tem dado resultado e percebemos que não houve esse tipo de ocorrência durante o Carnaval”, ressaltou o tenente.
Integração das forças de segurança
O Militar também destacou o apoio do Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança que atuaram direta e indiretamente no evento. Para a Polícia Militar, o planejamento e a dedicação do efetivo foram determinantes para o resultado.
“Finalizamos o Carnaval com saldo positivo. Quando planejamos uma operação, nossa maior preocupação é prevenir crimes. Encerrar quatro noites com tranquilidade é muito gratificante para nós, como policiais, saber que colaboramos para a segurança da população”, concluiu Adair Aquino.
Geral Resgates no mar do RJ passam de mil. Veja orientações de segurança
Geral Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais no carnaval
Gurupi - TO Shows, desfiles dos blocos e participação popular consolidam sucesso do Carnaval na última noite de folia em Gurupi
Geral Tese da AGU obriga autor de feminicídio a ressarcir pensão do INSS
Geral Carnaval: salva-vidas resgatam 453 pessoas no litoral fluminense
Geral PM do Rio prende mais de 200 pessoas durante Carnaval
Gurupi - TO 3ª noite do Carnaval de Gurupi consolida sucesso da festa com público expressivo e show de Vitinho Imperador
Geral Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais no carnaval
Gurupi - TO Folia que gera oportunidades: melhor Carnaval do Norte do país impulsiona renda e fortalece o comércio em Gurupi