
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), está disponibilizando à população um Ecoponto exclusivo para o recebimento de pneus inservíveis. A iniciativa de caráter ambiental, busca orientar sobre a responsabilidade compartilhada na destinação correta dos resíduos sólidos que mais causam impactos à saúde pública e ao meio ambiente quando descartados de forma inadequada.
O descarte irregular de pneus em lotes baldios, vias públicas, canteiros centrais e até mesmo em lixeiras domésticas tem sido um problema recorrente nas cidades brasileiras. Por não serem biodegradáveis, os pneus permanecem por décadas na natureza e, quando abandonados ao ar livre, acumulam água e se tornam locais ideais para a proliferação do mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, a ação faz parte de um trabalho permanente de educação ambiental e também de prevenção em saúde. “A responsabilidade pela logística reversa é compartilhada e depende da contribuição ativa de todos. Esse trabalho é, inclusive, de saúde pública, já que pneus descartados de maneira incorreta viram depósito do mosquito da dengue e de outras doenças. É importante esclarecer que a Prefeitura não tem obrigação legal de fazer o recolhimento desse tipo de material como ocorre com o lixo domiciliar. O gerador do resíduo precisa assumir sua parte, dando a destinação correta e levando os pneus até o Ecoponto”, explicou.
Diego Rocha informou ainda que o Ecoponto funcionará na sede da AMTT (Rua 07, Setor Trevo/Setor Pedroso) e contará com organização específica para o recebimento do material. “No local teremos uma equipe preparada para receber os pneus e também fazer a identificação do cidadão ou do estabelecimento que estiver realizando a entrega. Isso ajuda no controle ambiental e na conscientização”, destacou.
O secretário destaca ainda que pneus não devem ser colocados no lixo comum, pois não são recolhidos pela coleta domiciliar. “O cidadão não pode colocar pneus nas lixeiras de suas residências e nem nos canteiros centrais da cidade, porque a coleta não será feita. Quem possui estabelecimento e trabalha diretamente com esse material — lojas, borracharias ou oficinas — precisa ter responsabilidade com o resíduo, juntar e levar até o Ecoponto”, reforçou.
Benefícios da implantação do Ecoponto
Diego Rocha destaca que a implantação do Ecoponto traz diversos benefícios para o município, tais como: redução de focos do mosquito da dengue; diminuição da poluição visual e ambiental; prevenção de entupimento de bueiros e alagamentos; encaminhamento correto do material para reciclagem e reaproveitamento industrial; fortalecimento da consciência ambiental coletiva.
Além da população em geral, a Prefeitura reforça o chamamento especialmente aos proprietários de borracharias, oficinas mecânicas e comércios de pneus, que geram maior volume desse tipo de resíduo e possuem papel fundamental na logística reversa.
“A administração municipal destaca que a preservação ambiental é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade. A destinação correta dos pneus é um gesto simples, mas com grande impacto para a saúde, limpeza urbana e qualidade de vida em Gurupi”, concluiu o Secretário.
Gurupi - TO Bloco da Saúde abre o Carnaval de Gurupi com caminhada e ações de prevenção nesta sexta, 13
Tocantins Governo do Tocantins mantém saúde financeira com classificação Capag B+ do Tesouro Nacional
Tocantins Procon Tocantins encontra variação de até 87,55% nos preços das carnes em Palmas
Tocantins Atuação conjunta da Agência de Metrologia e Detran/TO fortalece ações de fiscalização e segurança no trânsito
Tocantins Com a campanha “Brinque o Carnaval, só não com a vida”, Detran Tocantins reforça conscientização no trânsito
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo na segunda, 16, e terça-feira, 17, de Carnaval