
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está disponibilizando aos 139 municípios dados ambientais estratégicos que auxiliam no planejamento, na tomada de decisões e na execução de políticas públicas ambientais e territoriais. As informações foram sistematizadas no âmbito do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma).
Os relatórios são individualizados por município, ou seja, cada documento apresenta informações específicas da realidade local, reunindo dados atualizados sobre indicadores socioeconômicos, uso e cobertura do solo, registros de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de informações relacionadas à dinâmica do fogo e à supressão vegetal.
As informações foram sistematizadas no âmbito do Cigma, uma plataforma estadual desenvolvida para centralizar e integrar dados ambientais e territoriais. O Cigma fortalece a capacidade do Estado na produção de conhecimento estratégico, no apoio à gestão pública e na promoção da transparência.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destaca que a iniciativa integra a estratégia estadual de fortalecimento da governança ambiental municipal, já que a busca por informações qualificadas é fundamental para uma gestão ambiental mais eficiente, transparente e alinhada às especificidades de cada território. “O trabalho integrado e participativo com os municípios é muito importante e segue uma diretriz do governador Wanderlei Barbosa e um compromisso nosso em busca da execução da nossa política ambiental”, afirma.
Além dos relatórios encaminhados diretamente às gestões municipais, o Painel do Cigma, disponível no endereço eletrônicohttps://cigma.to.gov.br, é uma ferramenta aberta ao público que possibilita o acompanhamento contínuo das condições ambientais e territoriais. A plataforma reúne informações ambientais, socioeconômicas, de infraestrutura e de uso do solo, favorecendo a atuação integrada entre Estado e municípios.
Segundo o coordenador do Cigma, pesquisador e professor,Marcos Giongo, a elaboração do relatório foi possível graças aos investimentos que a Semarh vem realizando nos últimos anos, especialmente, em tecnologia da informação, na sistematização de dados geográficos e na integração de diferentes bases de dados ambientais. “Esse esforço permitiu qualificar as informações disponíveis, organizá-las de forma mais estruturada e gerar uma leitura mais regionalizada da realidade dos municípios, com dados relevantes que podem apoiar de maneira efetiva a gestão pública municipal”, assegura.
Tocantins Governo do Tocantins abre prazo para preenchimento do Questionário do ICMS Ecológico 2025
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para o Concurso Estande Sustentável
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís