
O Governo do Tocantins deu mais um passo decisivo rumo à modernização da administração pública. Por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Superintendência de Compras e Central de Licitações da Secretaria da Fazenda (Sefaz), foi aberta a Manifestação de Interesse (MI nº 03/2025/Secad/Bird/Pró-Gestão) para a contratação de empresa de consultoria especializada em dimensionamento, planejamento e governança da força de trabalho do Poder Executivo Estadual.
O processo de contratação integra o Programa Pró-Gestão Tocantins – Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público, financiado com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), conforme o Acordo de Empréstimo nº 9584-BR, e tem como propósito fortalecer a capacidade do Estado de planejar, organizar e utilizar seus recursos humanos de forma estratégica e orientada por evidências.
O objetivo é apoiar a Secad na modernização da gestão de pessoas, permitindo ao Governo identificar lacunas, mapear competências, aprimorar processos de trabalho e definir o quantitativo ideal de profissionais para cada área, alinhando a força de trabalho às prioridades institucionais e às demandas da sociedade.
O projeto abrangerá inicialmente 11 órgãos e entidades do Executivo Estadual e prevê a elaboração de estudos técnicos capazes de orientar medidas como: planejamento de curto, médio e longo prazo do quadro de pessoal; identificação de áreas críticas e necessidades futuras; definição de estratégias de provimento, incluindo concursos públicos e remoção de servidores; melhoria dos processos de trabalho e aumento da produtividade; fortalecimento da governança e da gestão estratégica de pessoas.
A iniciativa também contempla transferência de conhecimento e capacitação de servidores do executivo estadual, garantindo que a metodologia possa ser incorporada à rotina administrativa e replicada futuramente nos demais órgãos e entidades do Estado.
De acordo com o secretário de Estado da Administração, Paulo Cesar Benfica Filho, a iniciativa representa um avanço estratégico na gestão pública estadual oportunizando o dimensionamento e o planejamento adequados da força de trabalho para garantir a eficiência da administração pública. “Com esse apoio técnico especializado, o Estado poderá tomar decisões mais precisas, fortalecer a governança de pessoas e assegurar a melhor alocação dos servidores, sempre com foco na melhoria dos serviços entregues ao cidadão”, enfatiza o secretário.
Nesta primeira etapa, as empresas participantes devem encaminhar a manifestação de interesse, com portfólio institucional e dados sobre sua qualificação e experiência. Não serão analisados currículos individuais de profissionais, apenas a experiência institucional. A participação de consórcios ou associações é permitida para reforço das qualificações apresentadas.
Como participar da Manifestação de Interesse
As empresas interessadas em participar da Manifestação de Interesse devem verificar se possuem experiência compatível com os serviços de consultoria, especialmente em projetos de gestão da força de trabalho no setor público. O Termo de Referência, que reúne todas as orientações técnicas e administrativas, está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), no endereçohttps://www.to.gov.br/seplan/consultoriasempresas/5hvwrhxsg42g
A documentação deve ser encaminhada até às 23h59 do dia 27 de fevereiro de 2026, presencialmente, via correio ou por e-mail paraugplicitacao@gmail.com
O envio físico deve ser feito à Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), A/C Maurício Fregonesi, na Aano – Esplanada das Secretarias, em Palmas (TO). Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (63) 3212-4473 ou pelo e-mailugplicitacao@gmail.com
Tocantins Com a campanha “Brinque o Carnaval, só não com a vida”, Detran Tocantins reforça conscientização no trânsito
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo na segunda, 16, e terça-feira, 17, de Carnaval
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa firma cooperação institucional com Tribunal de Contas de Angola para projetos de ensino, pesquisa e extensão