
Os dias 16 e 17 de fevereiro serão pontos facultativos na administração pública federal, relativos ao período de carnaval . O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também estabeleceu ponto facultativo até as 14 horas da Quarta-feira de Cinzas.
Devido à folia do Momo, os b ancos estarão fechados na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de carnaval e retomam atividades e atendimento presencial nas agências na Quarta-feira de Cinzas (18) a partir das 12 horas, no horário de Brasília . Neste dia, o encerramento das atividades ocorrerá no horário normal de fechamento das agências.
Em informe sobre o expediente bancário durante o período de carnaval, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que as compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a à Transferência Eletrônica Disponível (TED) . Mas o Pix vai funcionar 24 horas todos os dias, incluindo os feriados, e poderá ser feito normalmente.
Os caixas eletrônicos e os aplicativos de banco funcionam normalmente durante o feriado, caso o cliente precise de dinheiro vivo para gastar nos bloquinhos de carnaval ou em outras situações.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A Febraban orienta os usuários a lidar, preferencialmente, com os canais digitais, como sites e aplicativos nestes dias, para fazer transferências de valores e pagamento de contas.
Os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nos dias em que não há compensação (16 e 17 de fevereiro) poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, na Quarta-feira de Cinzas.
No caso de tributos e impostos, caso vençam durante o carnaval, é necessário que o pagamento seja antecipado para evitar a incidência de juros e multa.
Nas cidades onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15 horas, o início do expediente bancário será antecipado para garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.
Geral Chuvas intensas no Rio de Janeiro levam ao acionamento da Marinha
Geral MP de Minas faz alerta sobre exposição de menores nas redes sociais
Geral Ministério Público de SP vai investigar superlotação em blocos de rua
Geral Risco de deslizamento põe 30 cidades paulistas em estado de atenção
Geral Adélia Prado recebe alta hospitalar e está em casa
Geral Seis pessoas são mortas em tiroteio em bar em Nova Iguaçu, no Rio
Tocantins Adapec normatiza transferência de animais em uma mesma propriedade
Tocantins Igeprev tem superávit histórico de R$ 505,2 milhões em 2025 com aplicações sólidas e rentáveis
Tocantins Polícia Civil deflagra 1ª fase da Operação Eclipse e prende dois investigados por integrarem organização criminosa especializada em roubo de cargas no norte do estado