
O Governo do Tocantins participou, nesta segunda-feira, 9, da cerimônia virtual de posse dos membros eleitos para representar os municípios brasileiros no Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O evento oficializou a entrada dos representantes municipais, concluindo a composição do colegiado.
O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva, participou da solenidade, que marcou a posse de 27 representantes dos municípios e seus respectivos suplentes. Eles passam a integrar o Conselho Superior ao lado dos 27 representantes dos estados, já empossados durante a instalação do colegiado, realizada em meados de 2025, conforme previsto na legislação que instituiu o novo modelo tributário nacional, com vigência a partir deste exercício.
Com a posse dos conselheiros municipais, o Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS e da CBS passa a estar formalmente completo, reunindo representantes de mais de 5.500 municípios brasileiros e dos estados.
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, a conclusão da composição do Conselho Superior marca o início de um dos maiores desafios da política fiscal e tributária do País. “O Conselho passa a estar plenamente constituído para buscar o equilíbrio fiscal e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública”, destacou.
Para Donizeth Silva, a posse do prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, como representante municipal no Comitê Gestor, ressalta a importância da participação dos municípios tocantinenses nas decisões relacionadas à implementação do novo sistema tributário nacional. Também foi mencionada a participação do auditor fiscal Loenis Fernandes Sirqueira, indicado como membro da Região Norte.
O IBS é um novo modelo de tributação que unifica impostos sobre o consumo, com os objetivos de simplificar o sistema tributário nacional e tornar a arrecadação mais eficiente e transparente. O Comitê Gestor do IBS é o órgão responsável por acompanhar, regulamentar e assegurar a correta gestão do sistema, garantindo a participação e a representatividade de estados e municípios brasileiros.
Geral Chuvas intensas no Rio de Janeiro levam ao acionamento da Marinha
Geral MP de Minas faz alerta sobre exposição de menores nas redes sociais
Geral Ministério Público de SP vai investigar superlotação em blocos de rua