
Diante de notícias recentes envolvendo golpes financeiros relacionados a empréstimos consignados, o Governo do Tocantins tem reforçado medidas de orientação e proteção aos servidores, em uma atuação institucional voltada ao fortalecimento dos mecanismos de segurança. Como parte desse esforço conjunto, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) realizou, nesta sexta-feira, 6, uma reunião com representantes do banco Sicoob para tratar do tema e alinhar iniciativas de prevenção a novas tentativas criminosas contra servidores estaduais.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacou que a prioridade é o cuidado com o servidor e o acompanhamento permanente do tema. “Estamos atentos e atuando de forma responsável, ao dialogar com as instituições e buscar mecanismos que reforcem a proteção dos nossos servidores”, afirmou.
Durante a agenda, o secretário-executivo da Secad, Paulo Henrique de Lima Carvalho, reforçou a necessidade de cuidado por parte dos próprios servidores no uso do Portal do Servidor. “A senha é pessoal e intransferível e deve ser protegida. É por meio dela que ocorre a autorização para consignações, e esse cuidado é essencial para evitar situações indevidas”, frisou.
O diálogo direto com instituições financeiras, entre elas o Sicoob, é uma das iniciativas da Secad para aprimorar rotinas, fortalecer controles e ampliar mecanismos de segurança nos processos relacionados ao consignado.
O diretor administrativo do Sicoob, Silvan Celestino dos Santos, afirmou que o banco adotou providências imediatas ao identificar a fraude, com comunicação à Secad e ressarcimento célere ao servidor. “As parcelas descontadas indevidamente foram devolvidas, os contratos foram liquidados para evitar novas cobranças e seguimos reforçando procedimentos internos para ampliar a segurança nas operações”, pontuou.
A reunião contou com a participação do secretário-executivo da Secad, Paulo Henrique de Lima Carvalho; do superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Sebastião Pereira Neuzin Neto; do diretor de Gestão de Consignação, Carlos Eduardo Sobral; do diretor administrativo do Sicoob, Silvan Celestino dos Santos; e da representante do jurídico da instituição, Talita Arruda.
Medidas adotadas
A resposta do Governo do Estado também se deu de forma rápida no campo da segurança pública. No dia 27 de janeiro, a Polícia Civil, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (Ficco/TO), realizou a prisão em flagrante de indivíduos suspeitos de integrar um esquema de fraudes financeiras mediante o uso de documentos falsificados de servidores públicos estaduais. No momento da abordagem, um dos suspeitos tentava contratar operação financeira fraudulenta no valor aproximado de R$ 380 mil, passando-se por servidor público estadual, enquanto o segundo prestava apoio direto à execução do golpe.
No âmbito administrativo, a Secad realiza estudo técnico para disponibilizar autenticação em dois fatores (2FA) como nova camada de segurança no acesso dos servidores ao sistema e nas autorizações relacionadas às consignações em folha. A medida acrescenta uma verificação adicional além da senha, por meio de código temporário em dispositivo móvel, reduzindo o risco de acessos indevidos e alinhando o ambiente às boas práticas de segurança digital adotadas no setor público.
Também fazem parte das medidas as ações permanentes de orientação aos servidores. A secretaria reforça que, em situações envolvendo abertura indevida de contas, empréstimos fraudulentos ou golpes financeiros, o servidor deve registrar boletim de ocorrência, procurar a instituição financeira para contestação formal e, se necessário, recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou à via judicial, além de acompanhar regularmente contracheques e dados financeiros. Casos dessa natureza decorrem de relações de caráter privado entre servidor e instituição financeira, sem responsabilidade direta do Estado.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval 2026 neste sábado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia repasse de R$ 1.750 para 200 famílias afetadas por temporal no Taquari
Gurupi - TO Gurupi inicia primeira etapa do encoleiramento canino contra a leishmaniose visceral
Gurupi - TO Prefeitura intensifica preparação do local e montagem da megaestrutura do Carnaval de Gurupi 2026
Tocantins Procon Tocantins encontra variação de até 231% nos produtos da cesta básica em Araguaína
Tocantins Unitins convoca aprovados da segunda chamada do Vestibular 2026/1 para matrícula
Tocantins Agência de Metrologia destrói 5,4 mil produtos apreendidos e impróprios para comercialização
Tocantins Detran/TO realiza ajustes finais quanto às novas regras da prova prática da CNH
Tocantins Governo do Tocantins convida estudantes a participarem concurso de redação do Programa Jovem Senador 2026