Sexta, 06 de Fevereiro de 2026
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins amplia prevenção e resposta a fraudes contra servidores públicos

Iniciativas incluem orientação e estudo de medidas administrativas de prevenção a novas tentativas criminosas contra servidores do estado

06/02/2026 às 17h51
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Reunião com representantes do Sicoob tem como objetivo alinhar iniciativas de prevenção a novas tentativas criminosas contra servidores do estado - Foto: Camila Mitye/Governo do Tocantins
Reunião com representantes do Sicoob tem como objetivo alinhar iniciativas de prevenção a novas tentativas criminosas contra servidores do estado - Foto: Camila Mitye/Governo do Tocantins

Diante de notícias recentes envolvendo golpes financeiros relacionados a empréstimos consignados, o Governo do Tocantins tem reforçado medidas de orientação e proteção aos servidores, em uma atuação institucional voltada ao fortalecimento dos mecanismos de segurança. Como parte desse esforço conjunto, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) realizou, nesta sexta-feira, 6, uma reunião com representantes do banco Sicoob para tratar do tema e alinhar iniciativas de prevenção a novas tentativas criminosas contra servidores estaduais.

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacou que a prioridade é o cuidado com o servidor e o acompanhamento permanente do tema. “Estamos atentos e atuando de forma responsável, ao dialogar com as instituições e buscar mecanismos que reforcem a proteção dos nossos servidores”, afirmou.

Durante a agenda, o secretário-executivo da Secad, Paulo Henrique de Lima Carvalho, reforçou a necessidade de cuidado por parte dos próprios servidores no uso do Portal do Servidor. “A senha é pessoal e intransferível e deve ser protegida. É por meio dela que ocorre a autorização para consignações, e esse cuidado é essencial para evitar situações indevidas”, frisou.

O diálogo direto com instituições financeiras, entre elas o Sicoob, é uma das iniciativas da Secad para aprimorar rotinas, fortalecer controles e ampliar mecanismos de segurança nos processos relacionados ao consignado.

O diretor administrativo do Sicoob, Silvan Celestino dos Santos, afirmou que o banco adotou providências imediatas ao identificar a fraude, com comunicação à Secad e ressarcimento célere ao servidor. “As parcelas descontadas indevidamente foram devolvidas, os contratos foram liquidados para evitar novas cobranças e seguimos reforçando procedimentos internos para ampliar a segurança nas operações”, pontuou.

A reunião contou com a participação do secretário-executivo da Secad, Paulo Henrique de Lima Carvalho; do superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Sebastião Pereira Neuzin Neto; do diretor de Gestão de Consignação, Carlos Eduardo Sobral; do diretor administrativo do Sicoob, Silvan Celestino dos Santos; e da representante do jurídico da instituição, Talita Arruda.

Medidas adotadas

A resposta do Governo do Estado também se deu de forma rápida no campo da segurança pública. No dia 27 de janeiro, a Polícia Civil, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (Ficco/TO), realizou a prisão em flagrante de indivíduos suspeitos de integrar um esquema de fraudes financeiras mediante o uso de documentos falsificados de servidores públicos estaduais. No momento da abordagem, um dos suspeitos tentava contratar operação financeira fraudulenta no valor aproximado de R$ 380 mil, passando-se por servidor público estadual, enquanto o segundo prestava apoio direto à execução do golpe.

No âmbito administrativo, a Secad realiza estudo técnico para disponibilizar autenticação em dois fatores (2FA) como nova camada de segurança no acesso dos servidores ao sistema e nas autorizações relacionadas às consignações em folha. A medida acrescenta uma verificação adicional além da senha, por meio de código temporário em dispositivo móvel, reduzindo o risco de acessos indevidos e alinhando o ambiente às boas práticas de segurança digital adotadas no setor público.

Também fazem parte das medidas as ações permanentes de orientação aos servidores. A secretaria reforça que, em situações envolvendo abertura indevida de contas, empréstimos fraudulentos ou golpes financeiros, o servidor deve registrar boletim de ocorrência, procurar a instituição financeira para contestação formal e, se necessário, recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou à via judicial, além de acompanhar regularmente contracheques e dados financeiros. Casos dessa natureza decorrem de relações de caráter privado entre servidor e instituição financeira, sem responsabilidade direta do Estado.

Governo do Tocantins amplia prevenção e resposta a fraudes contra servidores públicos
Secretário-executivo da Secad, Paulo Henrique de Lima Carvalho, reforçou a necessidade de cuidado por parte dos servidores no uso da senha de acesso ao Portal do Servidor - Camila Mitye/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins amplia prevenção e resposta a fraudes contra servidores públicos
O diretor administrativo do Sicoob, Silvan Celestino dos Santos, afirmou que o banco adota providências imediatas em caso de identificação de fraudes - Camila Mitye/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.