
O Governo do Tocantins abriu inscrições para o Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2026, conforme os critérios estabelecidos no Edital nº 1, de 16 de dezembro de 2025, publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) no Diário Oficial do Estado. As inscrições devem ser realizadas pelos interessados por meio de formulário on-line, disponível na página da Semarh.
Esta é a terceira edição do Concurso, uma iniciativa da Semarh, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Tocantins Parcerias, que integra a programação da 26ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026). A feira é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins e se consolida como o maior evento agropecuário do Estado.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que oConcurso Estande Sustentávelintegra as políticas públicas voltadas à promoção da sustentabilidade nos grandes eventos realizados pelo Governo do Tocantins. Segundo ele, o concurso reafirma o compromisso do Estado com a incorporação da sustentabilidade nas políticas públicas, fortalecendo a Agrotins como um espaço de inovação, responsabilidade ambiental e alinhamento às diretrizes de desenvolvimento sustentável.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, ressaltou o caráter técnico do concurso e os avanços ambientais proporcionados pela adoção de boas práticas durante a feira. De acordo com ela, a iniciativa incentiva os expositores na adoção de práticas relacionadas à redução do impacto ambiental, bem como à separação e à destinação adequada dos resíduos gerados, contribuindo para um evento mais eficiente e sustentável.
Participação
Poderão participar do concurso os expositores da feira devidamente inscritos, que atendam aos critérios previstos no edital, como o credenciamento na Tocantins Parcerias e a manutenção dos estandes em pleno funcionamento no primeiro dia do evento. As condições gerais do concurso, os critérios de elegibilidade, avaliação, participação, seleção, premiação e demais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 99964-6441.
Premiação
Como forma de reconhecimento e incentivo à adoção de práticas sustentáveis, a premiação do concurso consistirá em 100% da taxa de isenção do aluguel de um lote de estande, limitado a até 500 m², para o primeiro colocado; 70% para o segundo; e 50% para o terceiro. Além disso, os vencedores das três primeiras colocações em cada categoria receberão o Certificado de Estande Sustentável Vencedor 2026, que reconhece o compromisso com a adoção de boas práticas ambientais no âmbito da Agrotins.
Concurso
O Concurso Estande Sustentável é um mecanismo de incentivo às iniciativas empresariais e institucionais social e ambientalmente responsáveis, que promovem a inovação e fortalecem a cultura da sustentabilidade aplicada à realização da feira, com potencial de replicação em outros eventos e exposições.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos