
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) reforçou, no último fim de semana, seu compromisso com a segurança viária ao participar de mais uma operação integrada do Fórum Nacional da Lei Seca, iniciativa de alcance nacional que tem como principal objetivos educar, prevenir e coibir a condução de veículos sob efeito de álcool.
Durante a operação no Tocantins, 550 condutores foram abordados e orientados, sendo submetidos ao teste do etilômetro. A ação resultou em 49 autuações por crime de alcoolemia, conforme a legislação vigente, além de 44 autuações administrativas e 33 recusas ao teste. No balanço nacional divulgado pelo Fórum Nacional da Lei Seca da Associação Nacional dos Detrans (AND), o Tocantins figurou entre os estados com maior número de fiscalizações efetivas, ocupando a 3ª colocação em autuações por crime de alcoolemia, resultado que reflete a atuação intensa e contínua das equipes de fiscalização no estado.
Além das abordagens, a operação resultou em 49 autuações por crime de alcoolemia, quando o índice registrado foi igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, conforme previsto na legislação de trânsito. Também foram registradas 44 autuações administrativas e 33 recusas ao teste, dados que contribuem para o planejamento de novas ações educativas e preventivas no estado.
Para o gerente de Fiscalização do Detran/TO, Enildo Leite, os números refletem a atuação permanente das equipes e o alinhamento do Tocantins às diretrizes nacionais de segurança no trânsito. "A operação integra um esforço nacional e mostra que o Tocantins está fazendo a sua parte. A fiscalização é permanente e tem como objetivo principal preservar vidas, retirando de circulação condutores que insistem em desrespeitar a lei”, afirmou.
O presidente do Detran/TO, Hercy Filho, reforçou que o órgão seguirá ampliando as ações educativas e de fiscalização, especialmente em períodos de maior movimento, como o Carnaval. “O nosso trabalho é contínuo e tem caráter preventivo e educativo, aliado à fiscalização. Queremos reduzir sinistros e salvar vidas. Beber e dirigir é um risco que não pode ser normalizado”, afirmou.
O Detran Tocantins segue atuando de forma integrada com os demais órgãos que compõem o Fórum Nacional da Lei Seca, fortalecendo políticas públicas voltadas à conscientização, à redução de sinistros e à construção de um trânsito mais seguro para todos os tocantinenses.
Geral Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran
Tocantins Em São Paulo, Segurança Pública participa de capacitação em reconhecimento biométrico e inteligência artificial
Tocantins Governo do Tocantins abre ano legislativo de 2026 com balanço positivo e foco em investimentos