
Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nessa terça-feira, 9, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, reunião de planejamento estratégico para elaborar a programação da temporada de praia de 2024. A pauta da reunião, conduzida pelo secretário Hercy Filho, envolveu diversas secretarias parceiras e membros do Comitê Gestor.
Dentre os objetivos traçados, o Governo do Tocantins quer ampliar a capacidade de geração de fluxo de turistas e, consequentemente, aumentar a renda das comunidades e consolidar as praias do Tocantins como um dos destinos mais visitados do país durante as férias de julho.
Considerando que o planejamento é a espinha dorsal da gestão do governo de Wanderlei Barbosa, o gestor da Setur defendeu que o alinhamento das ações entre todos os envolvidos será de fundamental importância para a execução assertiva do projeto.
“Queremos fazer da temporada de praia no Tocantins um produto turístico. Porém, devemos realizar esse projeto em sua amplitude, com ações e estratégias para consolidar esse produto. Dentre tantos quesitos, o turista prioriza contar com segurança para ele e toda a sua família”, destacou o secretário Hercy Filho.
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para uma maior conscientização voltada para a manutenção da limpeza das praias, financiamentos para os municípios propostos pela Agência de Fomento, mais investimento em segurança, sustentabilidade, dentre outros.
A secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mônica Avelino, propôs a adoção de um protocolo sustentável que poderá ser adotado pelos gestores municipais que contemple sugestões delayouts, modelos de banheiros, destinação correta dos resíduos sólidos dentre outras diretrizes. "Se o turista chegar, tiver acomodações, for bem assistido ele vai voltar, então, a gente precisa trabalhar em conjunto para fazer esta definição deste protocolo”, propôs a secretária.
O secretário Hercy Filho finalizou a reunião destacando que é indispensável o envolvimento e comprometimento de todos os setores para que o turista e os municípios sejam beneficiados e se faça uma temporada de praia que contemple a todos”.
Membros do Comitê Gestor presentes
Agência de Fomento do Estado do Tocantins; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Federação do Comércio, Bens de Serviço e Turismo (Fecomércio); Marinha do Brasil; Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); Secretaria de Educação (Seduc); Secretaria de Saúde (SES); Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- (Semarh); Serviço Social do Comércio do Estado do Tocantins (Sesc); Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Tocantins Governo do Tocantins lança edital do Selo Praia Responsável 2026 e premiará municípios com até R$ 150 mil
Tocantins Governo do Tocantins promove atrativos turísticos no mercado europeu durante o Meeting Brasil
Tocantins Tocantins atinge recorde no número de municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro
Tocantins Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa do 43º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
Tocantins Pesquisa do Governo do Tocantins destaca fluxo de turistas e movimentação de quase R$ 2 milhões no Jalapão durante carnaval 2026
Tocantins Governo do Tocantins entrega Plano de Gestão Territorial e Ambiental com foco em Turismo de Base Comunitária para a comunidade quilombola Barra do Aroeira, no Jalapão
Tocantins Em Fórum Estadual de Turismo, Governo do Tocantins debate estratégias para impulsionar o setor em 2026