
O Procon Tocantins orienta os consumidores a verificarem se possuem em casa o molho de tomatePassata de Pomodoro Di Puglia, lote LM283, da marca Mastromauro Granoro, e se adquiriram o suplemento Neovite Visão, pertencente aos lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072. A recomendação é suspender imediatamente o consumo desses produtos e procurar o estabelecimento onde foi realizada a compra para obter informações sobre troca ou devolução. Em caso de prejuízo ou dificuldade na solução do problema, o consumidor deve procurar o órgão de defesa do consumidor.
O alerta do Procon ocorre após ações fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que resultaram na suspensão, apreensão e recolhimento de lotes de alimentos e suplementos alimentares comercializados de forma irregular no país.
As medidas foram adotadas diante da constatação de problemas sanitários que podem oferecer riscos à saúde, como a presença de corpo estranho em alimentos, uso de ingredientes não autorizados, ausência de licença sanitária e divulgação de alegações sem comprovação científica.
Molho de tomate
Entre os produtos atingidos está o molho de tomatePassata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro, lote LM283. O recolhimento foi determinado após alerta internacional apontar a presença de fragmentos de vidro no alimento, o que representa risco à segurança do consumidor.
Suplemento Neovite Visão
A ação fiscal atinge exclusivamente os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072 do suplemento Neovite Visão, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb).
De acordo com a Anvisa, os lotes foram fabricados comCapsicum annuum L.(fruto da páprica), ingrediente não autorizado para uso em suplementos alimentares como fonte de zeaxantina. Além disso, foi identificada a presença de Caramelo IV (processo sulfito-amônia) em quantidade acima do limite permitido pela legislação sanitária.
Ervas Brasil
Também foram alvo das medidas os suplementos Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil, da empresa Ervas Brasil Indústria Ltda.
A empresa não possui Licença Sanitária nem Alvará de Funcionamento, utilizou ingredientes não autorizados e realizou divulgação irregular, com falsas indicações terapêuticas, associando os produtos a benefícios funcionais e de saúde sem comprovação científica.
Geral Rio de Janeiro pode chegar a 39ºC no domingo
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia novos cursos de Medicina e Psicologia para o Tocantins
Tocantins Secad capacita equipes de gestão de pessoas do Executivo Estadual sobre a Aped 2025
Tocantins Governo do Tocantins alerta que o plantio da soja de sequeiro entra na reta final e se encerra em 15 de janeiro
Tocantins Governo do Tocantins intensifica apoio aos municípios para adequação à Reforma Tributária
Geral Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Geral Frente fria e chuvas devem atingir São Paulo no fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Tocantins Governo do Tocantins alerta que prazo para confirmação presencial de matrículas na rede estadual termina nesta sexta-feira, 9