
Como resultado do desempenho do Governo do Tocantins no cuidado e na atenção à saúde pública, o estado se destacou nos atendimentos de teleconsultas em 2025. No total, foram realizados 10.232 atendimentos, que beneficiaram usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação regulamentada pelo Ministério da Saúde (MS), que tem transformado a saúde pública tocantinense foi possível devido à adesão do Estado ao projeto de Assistência Médica Especializada com Telemedicina, nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, também conhecido como TeleAMEs.
O município de Guaraí liderou a realização da modalidade de assistência, com 1.799 atendimentos. O município foi seguido pela cidade de Araguatins (1.290); Taguatinga (981); Gurupi (804); Dianópolis (575) e Pindorama do Tocantins (577).
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o Governo do Tocantins tem trabalhado com responsabilidade e compromisso para garantir uma saúde pública mais eficiente e acessível. "Estamos investindo em tecnologia e inovação para aproximar o atendimento especializado da população. As teleconsultas são um exemplo desse avanço, fortalecendo o SUS e levando mais cuidado e dignidade aos tocantinenses”, ressalta o governador.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “é nosso dever e o governador Wanderlei Barbosa sempre nos determina garantir que o acesso à saúde seja efetuado com excelência, agilidade e conforto. Por isso, a cada dia estamos empenhados em oferecer melhorias na saúde pública tocantinense e a adesão e o empenho dos municípios na oferta de teleconsultas, ampliando o cuidado à saúde de forma integral e acessível”.
Quem já foi beneficiado com a modalidade de atendimento aprovou, como foi o caso da Marilena Milhomem, acompanhante do paciente atendido no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), João Milhomem. “O atendimento foi muito bom, nós gostamos muito das duas consultas com o cardiologista e o pneumologista. Nós somos daqui de Guaraí e se não fosse a telemedicina acho que precisaríamos ter que ir para Palmas, mas agora fomos já atendidos aqui. Eu ouvi no rádio que Guaraí ficou em primeiro lugar na realização dessas consultas e fiquei muito feliz, gostei muito, porque isso salva vidas”, afirma.
Teleconsultas
As teleconsultas no SUS buscam reduzir filas e tempo de espera, transferências desnecessárias para centros urbanos e comprometimentos na eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadsus/SUS), elas fortalecem a Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil, conectando médicos especialistas e pacientes para teleconsultas eletivas, aumentando a qualidade do cuidado nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Durante as consultas, são utilizadas tecnologias de informação e comunicação visando agilidade no diagnóstico, possibilitando prevenção e tratamento de doenças. O médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) encaminha o paciente às especialidades atendidas pelo programa e então é agendada a teleconsultas com especialista. Em conjunto com o médico local e paciente, o médico especialista analisa o caso e fornece informações relevantes, adaptadas à realidade dos recursos disponíveis no local.
Saúde Casos de Síndrome Respiratória Grave estão em queda, diz InfoGripe
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeira entrega de próteses ortopédicas de 2026
Saúde Anvisa recolhe molho de tomate suspeito de conter pedaços de vidro
Saúde Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17
Saúde Levantamento aponta os 100 melhores hospitais públicos do país
Saúde Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
Tocantins Secretaria de Estado da Saúde contratará empresa especializada para limpeza do Hospital Geral de Palmas
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 62 mil na climatização no Hospital Regional de Gurupi
Tocantins Com ações e investimentos do Governo do Tocantins, Hospital e Maternidade Dona Regina está entre os melhores do Brasil